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http://hdl.handle.net/1843/VCSA-6X5FEP
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Os doze sons e a cor nacional: conciliações estéticas e culturais na produção musical deCésar Guerra-Peixe (1944 - 1954) |
Autor(es): | Ana Claudia de Assis |
primer Tutor: | Regina Horta Duarte |
primer Co-tutor: | Richard Marin |
primer miembro del tribunal : | Angela de Castro Gomes |
Segundo miembro del tribunal: | Carlos Elias Kater |
Tercer miembro del tribunal: | Eliana Regina de Freitas Dutra |
Cuarto miembro del tribunal: | Rodrigo Patto Sa Motta |
Resumen: | Durante a década de 40 e primeira metade dos anos 50 do século XX, o ambiente musical erudito brasileiro empreendeu um dos mais significativos debates acerca da criação musical. Este debate, moldado e alimentado por diversas conjunturas históricas daquele período, teve como estímulo inicial a chegada do dodecafonismo no Rio de Janeiro, adotado quase que de imediato por jovens compositores, membros do Grupo Música Viva (1939- 1952). César Guerra-Peixe, em 1944, ao optar pelo dodecafonismo assumiu, assim como seus colegas do Música Viva, uma posição de compositor esteticamente anti-nacional, afastando-se de uma tradição fundada na segunda metade do século XIX e prolongada até a primeira metade do século XX. A opção pelo dodecafonismo implicava propor novos valores estéticomusicais para o público brasileiro, este habituado à afinação nacionalista, às consonâncias da música tradicional européia e aos ritmos da música popular. Porém, adotar a técnica dos doze sons de forma ortodoxa significava, para o compositor, distanciar-se do diálogo com sua cultura. Era preciso flexibilizá-la, imprimindolhe uma cor nacional. A interpretação da música dodecafônica de Guerra-Peixe, presente neste trabalho, parte do pressuposto de que a música é uma prática constituída no diálogo entre o compositor e seu tempo. Ela não é apenas um espelho sobre o qual a sociedade pode ser refletida, mas, antes, é parte dessa sociedade. Nesta perspectiva, a música dodecafônica de Guerra-Peixe constitui-se através de um diálogo polifônico em processo contínuo de auto-alteração, entre odesejo individual do artista e a multiplicidade criadora própria de sua cultura. |
Asunto: | Dodecafonismo (Música) Música História e crítica História Guerra-Peixe, Cesar, 1914-1993 |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VCSA-6X5FEP |
Fecha del documento: | 17-mar-2006 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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