Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7NRRYB
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: "O que ser aos trinta": aspirações ocupacionais de jovens, negros e brancos, na cidade de Belo Horizonte
Autor(es): Rodrigo Ednilson de Jesus
Primeiro Orientador: Danielle Cireno Fernandes
Resumo: No mundo moderno, a educação tem se tornado, cada vez mais, um importante fator de explicação do alcance ocupacional dos indivíduos, e, ao mesmo tempo, tem ocupado um lugar central na análise da estratificação e da mobilidade social. Nos estudos recentes sobre desigualdades no Brasil há uma tendência em diagnosticar a reprodução das desigualdades históricas, no que diz respeito ao alcance educacional e ocupacional da população branca e negra. Este trabalho tem por objetivo discutir o processo social de construção das expectativas e aspirações educacionais e ocupacionais, além de investigar, de forma comparada, as aspirações ocupacionais de jovens estudantes negros e brancos da cidade de Belo Horizonte. Os resultados indicam que, uma análise adequada do processo de construção das expectativas e aspirações, deva considerar uma multidimensionalidade de fatores, incluindo um conjunto de características socioêconômicas, bem como um conjunto de características sociopsicológicas. Os resultados indicam ainda que, de par com as desigualdades socioeconômicas existentes entre a população branca e negra no Brasil, as aspirações ocupacionais de estudantes negros e brancos também são desiguais, mais otimistas entre estudantes brancos e menos otimistas entre os estudantes negros.
Abstract: In the modern world, the education has if become, every time more, a individuals ocupational reach explanation important factor, that, then, occupies a central place in the bedding and social mobility analyzis. In the recent studies about inequalities in Brazil there is a tendency in diagnose the historical inequalities reproduction, in the that tells within reach white and black population educational and occupational respect. This work has for goal the expectations constrution social process and educational and occupational aspirations, besides investigating, of compared form, the occupational aspirations the young students black and white of city of Belo Horizonte. The results indicate that, a adequate analysis of expectations and aspirations construction process, must consider umna dimensionalidade of factors, including a characteristic socioeconomics set, as well as a characteristic socio-psychological set. The results indicate although, of pair with the inequalities socioeconomics existing between white and black population in Brazil, the young black an white students occupational aspirations also are unlike, with a significant negative impact in the students' black occupational aspirations.
Assunto: Ocupações
Sociologia
Educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7NRRYB
Data do documento: 24-Nov-2006
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
o_que_ser_aos_trinta.pdf4.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.