Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7NXJJ7
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Fluência verbal semântica em pré-escolares: estratégias de associação
Autor(es): Camila Teixeira Heleno
primer Tutor: Vitor Geraldi Haase
primer miembro del tribunal : Angela Maria Vieira Pinheiro
Segundo miembro del tribunal: Lilian Milnitsky Stein
Resumen: O teste de fluência verbal semântica TFVS - é comumente usado na neuropsicologia, tanto na clínica quanto em pesquisas, onde é considerado um teste do lobo frontal. Utilizamos um TFVS com quatro categorias: brinquedos; animais; partes do corpo; coisas de comer, com o objetivo geral de avaliar o nível de desempenho de crianças pré-escolares. Os objetivos específicos foram: estabelecer a média de produção de respostas para o TFVS em cada idade; analisar a capacidade de associação semântica, estabelecendo a média de tamanho do cluster (i.e. a produção de palavras dentro de uma categoria semântica, ortográfica ou fonológica) e o número de switches (i.e., a habilidade de mudar de estratégias de associação); desenvolver uma lista de freqüência de ocorrência de palavras para as respostas em cada categoria; identificar as respostas típicas e atípicas em cada categoria. A coleta de dados foi realizada na cidade de Timóteo/MG e a amostra é estratificada (4, 5 e 6 anos) e consta de 90 crianças. Os resultados sugerem que existe uma influência da idade na performance no TFVS evidenciando um crescimento na qualidade do funcionamento mental durante a infância. De modo geral, os resultados nos indicam que as crianças pré-escolares não utilizam estratégias de associação de palavras de modo ortográfico ou fonológico e sim semântico. Estes dados sugerem que os aparatos ortográficos e fonológicos não são inatos, talvez sendo dependentes de uma escolarização formal. Por fim, este estudo alcançou seus objetivos dando um panorama geral de várias vertentes observadas no TFVS, bem como produzindo dados normativos para esta tarefa oral em crianças pré-escolares.
Abstract: The test of semantic verbal fluency, TSVF, is commonly used in neuropsychology, both in clinic and research fields, where it is considered as a frontal lobe test. A 4-category TSVF was utilized: "toys", "animals", "body parts" and "things to eat", generally aiming to evaluate the development level of pre-school children. Specific objectives have been: to establish the average of answers on each age; to analyze the semantic of association capacity by stating the cluster size average (e.g. the words production within semantics, orthographical or phonological category) and the number of switches (e.g. the ability to change association strategies); to develop a word occurrence frequency list for replies on each category; to identify typical and untypical replies on each category. Data collection was made in the city of Timóteo, MG and the sample was stratified (4, 5 and 6-year-olds), amongst 90 children. Results imply there is an age influence on TSVF performance, proving an increase on mental functioning quality during childhood. As a whole, results indicate pre-school children do not use association strategies orthographically or phonologically, only semantically. Those data pieces suggest orthographical and phonological apparatus are not inborn, relying maybe on formal schooling. Thus, this study has accomplished its objectives, by tracing a general panorama of several TSVF observed slopes, as well as producing normative data for this oral task on pre-school children.
Asunto: Neuropsicologia
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7NXJJ7
Fecha del documento: 27-mar-2006
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_mestrado_camila_heleno.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.