Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-826PZP
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A implicação do educador diante do TDAH: repetição do discurso médico ou construção educacional?
Autor(es): Raquel Cabral de Mesquita
primer Tutor: Regina Helena de Freitas Campos
primer miembro del tribunal : Luciana Karine de Souza
Segundo miembro del tribunal: Marcelo Ricardo Pereira
Resumen: A presente pesquisa apresenta uma investigação crítica do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), priorizando sua manisfestção no espaço escolar. Apesar de toda a polêmica e das incertexas (diagnósticas,epidemiológicas e etiológicas) que o revestem, o TDAH apresenta-se como um diagnóstico privilegiado, que justifica e nomeia os problemas atuais da escola, tais como o "fracasso escolar" e os "desvios de comportamentos". Esse diagnóstico tem favorecido a atual via de acesso do discurso médico à educação, fortalecendo o fenômeno de patologização e medicalização dos problemas escolares. Tal fenômeno, por identificar imediatamente o déficit na criança, impossibilita uma discussão educacional, propiciando a busca de soluções externas inacessíveis à educação. Observa-se que a disseminação e a consolidação dessa categoria nosológica depende da apropriação, por parte de outros grupos, desse discurso médico. Nesse caso, mais que a apropriação, solicita-se dos educadores uma implicação, uma vez que é com base no posicionamento desses profissionais que tal discurso se propaga no espaço escolar. Assim, o que se questiona neste trabalho é exatamente a implicação do educador diante do TDAH, que pode se manifestar de forma a repetir o discurso médico ou forma a construir uma resposta educacional. Essa pesquisa teve como objetivo principal investigar as representações dos educadores frente a esse transtorno, pois é a partir de como o educador representa o TDAH, que ele se implicará com essa sintomatologia em sua prática pedagógica. Como aparato teórico, recorreu-se à teoria das Representações Sociais, através da utilização de três recursos metodológicos - evocação livre, entrevistas e grupo focal - e às contribuições da psicanálise à educação. Nos resultados da pesquisa, observou-se, através das construções representativas dos educadores, que o TDAH é visto menos como patologia, estando mais associado aos comportamentos escolares desviantes que marcam o cenário escolar atual. Isso justifica a grande incidência desse diagnóstico nos últimos tempos, no referido contexto, e nos leva a crer que criança TDAH é o protótipo atual da "criança problema". Observou-se também que, mesmo com a grande incidência e insistência da afirmação do discurso médico em relação ao referido transtorno, acredita-se na existência de outras formas de evidenciá-lo, uma vez que a entidade nosológica ainda é incerta. A conclusão propõe a busca da discursão, ou de um "contra-senso", de forma que a problematização seja aceita e que o concenso não seja forçado, sendo essa a saída mais viável para a construção de uma resposta educacional ao TDAH.
Abstract: The following research presents a critical investigation of the Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD), prioritizing its manifestation in the school space. Even with all the polemics and uncertainty (diagnostic, epidemiologic and etiologic ones) which overlay it, the ADHD shows itself as a privileged diagnosis to justify and name the present school problems, as the school failure and the behavioral deviation. Thisdiagnosis has been propitiating the current access way of the medical discourse to the education, strengthening the pathologization and school issues medicalization phenomena. Such phenomena, as it identifies immediately the deficit on the child, makes it impossible aneducational discussion, propitiating the search of external solutions inaccessible to the education. Its observed that the dissemination and the consolidation of this nosologic category depend on the appropriation, by other groups, of this medical discourse. In this case, beyond the appropriation, its requested from the educators an implication, since it is based on the position of these professionals that such discourse is propagated in the school space. This way, what is questioned in this essay is exactly the implication of the educator front the ADHD, which can be manifested in a way to repeat the medical discourse or in a way to build an educational response. This research has had as main objective to investigate the educatorsrepresentations front this disorder, because its after how the educator represents the ADHD that it will implicate with this symptomatology in its pedagogical practice. As a theoreticalapparatus, using Social Representation theory and through the use of three methodological resources free evocation, interviews and focus group and the contributions of psychoanalysis to education. In the research results, it was observed through the representative constructions of the educators, that the ADHD is seen less as pathology, being more associated with school deviant behaviors that mark the current school setting. This justifies the high incidence of this diagnosis in recent times, in the referred context, and suggests that the ADHD child is the current prototype of the "problem child". It was alsoobserved that, even with the high incidence and persistence of the statement of the medical discourse in relation to the referred disorder, it is believed in the existence of other forms of evidence it, since the nosological entity is still uncertain. The conclusion suggests the searchfor the discussion, or for the nonsense, so the problem is accepted and the consensus is not forced, and this is the most viable exit for the construction of an educational response to ADHD.
Asunto: Psicanalise do adolescente
Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Educação
Deficiências do desenvolvimento
Psicologia educacional
Representações sociais
Fracasso escolar
Psicologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-826PZP
Fecha del documento: 22-may-2009
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
1000000758.pdf776.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.