Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-826PZP
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Regina Helena de Freitas Campospt_BR
dc.contributor.referee1Luciana Karine de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Marcelo Ricardo Pereirapt_BR
dc.creatorRaquel Cabral de Mesquitapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T07:58:17Z-
dc.date.available2019-08-10T07:58:17Z-
dc.date.issued2009-05-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VCSA-826PZP-
dc.description.abstractThe following research presents a critical investigation of the Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD), prioritizing its manifestation in the school space. Even with all the polemics and uncertainty (diagnostic, epidemiologic and etiologic ones) which overlay it, the ADHD shows itself as a privileged diagnosis to justify and name the present school problems, as the school failure and the behavioral deviation. Thisdiagnosis has been propitiating the current access way of the medical discourse to the education, strengthening the pathologization and school issues medicalization phenomena. Such phenomena, as it identifies immediately the deficit on the child, makes it impossible aneducational discussion, propitiating the search of external solutions inaccessible to the education. Its observed that the dissemination and the consolidation of this nosologic category depend on the appropriation, by other groups, of this medical discourse. In this case, beyond the appropriation, its requested from the educators an implication, since it is based on the position of these professionals that such discourse is propagated in the school space. This way, what is questioned in this essay is exactly the implication of the educator front the ADHD, which can be manifested in a way to repeat the medical discourse or in a way to build an educational response. This research has had as main objective to investigate the educatorsrepresentations front this disorder, because its after how the educator represents the ADHD that it will implicate with this symptomatology in its pedagogical practice. As a theoreticalapparatus, using Social Representation theory and through the use of three methodological resources free evocation, interviews and focus group and the contributions of psychoanalysis to education. In the research results, it was observed through the representative constructions of the educators, that the ADHD is seen less as pathology, being more associated with school deviant behaviors that mark the current school setting. This justifies the high incidence of this diagnosis in recent times, in the referred context, and suggests that the ADHD child is the current prototype of the "problem child". It was alsoobserved that, even with the high incidence and persistence of the statement of the medical discourse in relation to the referred disorder, it is believed in the existence of other forms of evidence it, since the nosological entity is still uncertain. The conclusion suggests the searchfor the discussion, or for the nonsense, so the problem is accepted and the consensus is not forced, and this is the most viable exit for the construction of an educational response to ADHD.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta uma investigação crítica do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), priorizando sua manisfestção no espaço escolar. Apesar de toda a polêmica e das incertexas (diagnósticas,epidemiológicas e etiológicas) que o revestem, o TDAH apresenta-se como um diagnóstico privilegiado, que justifica e nomeia os problemas atuais da escola, tais como o "fracasso escolar" e os "desvios de comportamentos". Esse diagnóstico tem favorecido a atual via de acesso do discurso médico à educação, fortalecendo o fenômeno de patologização e medicalização dos problemas escolares. Tal fenômeno, por identificar imediatamente o déficit na criança, impossibilita uma discussão educacional, propiciando a busca de soluções externas inacessíveis à educação. Observa-se que a disseminação e a consolidação dessa categoria nosológica depende da apropriação, por parte de outros grupos, desse discurso médico. Nesse caso, mais que a apropriação, solicita-se dos educadores uma implicação, uma vez que é com base no posicionamento desses profissionais que tal discurso se propaga no espaço escolar. Assim, o que se questiona neste trabalho é exatamente a implicação do educador diante do TDAH, que pode se manifestar de forma a repetir o discurso médico ou forma a construir uma resposta educacional. Essa pesquisa teve como objetivo principal investigar as representações dos educadores frente a esse transtorno, pois é a partir de como o educador representa o TDAH, que ele se implicará com essa sintomatologia em sua prática pedagógica. Como aparato teórico, recorreu-se à teoria das Representações Sociais, através da utilização de três recursos metodológicos - evocação livre, entrevistas e grupo focal - e às contribuições da psicanálise à educação. Nos resultados da pesquisa, observou-se, através das construções representativas dos educadores, que o TDAH é visto menos como patologia, estando mais associado aos comportamentos escolares desviantes que marcam o cenário escolar atual. Isso justifica a grande incidência desse diagnóstico nos últimos tempos, no referido contexto, e nos leva a crer que criança TDAH é o protótipo atual da "criança problema". Observou-se também que, mesmo com a grande incidência e insistência da afirmação do discurso médico em relação ao referido transtorno, acredita-se na existência de outras formas de evidenciá-lo, uma vez que a entidade nosológica ainda é incerta. A conclusão propõe a busca da discursão, ou de um "contra-senso", de forma que a problematização seja aceita e que o concenso não seja forçado, sendo essa a saída mais viável para a construção de uma resposta educacional ao TDAH.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.otherPsicanalise do adolescentept_BR
dc.subject.otherDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherDeficiências do desenvolvimentopt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.otherFracasso escolarpt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.titleA implicação do educador diante do TDAH: repetição do discurso médico ou construção educacional?pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000758.pdf776.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.