Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8HDL2E
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | O Teatro de Arena na arena do Brasil |
Autor(es): | Maria Christina da Silva |
primer Tutor: | Heloisa Maria Murgel Starling |
primer miembro del tribunal : | Joao Pinto Furtado |
Segundo miembro del tribunal: | Rosângela Patriota Ramos |
Resumen: | Esta dissertação tem por finalidade contribuir para a reflexão das possíveis conexões existentes entre História e Teatro. Propõe a análise das utopias do Teatro de Arena durante a década de 1950 no Brasil, com o intuito de discutir momentos de nossa história contemporânea. Partindo do pressuposto de que a produção estética e, neste caso específico, a dramaturgia, é um momento constituinte do processo histórico, serão estudadas especificamente duas peças produzidas e encenadas pela primeira vez por essa companhia: Eles Não Usam Black-Tie (1958), de Gianfracesco Guarnieri, e Chapetuba Futebol Clube (1959), de Oduvaldo Vianna Filho. No primeiro capítulo, o Teatro de Arena será analisado por meio das interpretações elaboradas a seu respeito, no segundo, no interior do processo vivenciado e no terceiro, será feito um estudo das peças indicadas acima, no âmbito do processo da escritura e da encenação, com o objetivo de recuperar a contemporaneidade do papel exercido pelo Teatro de Arena na dramaturgia brasileira. |
Abstract: | This work aims to contribute to the reflection of the possible connections between History and Theater. It considers the analysis of Teatro de Arenas utopias during the decade of 1950 in Brazil, with the intent to discuss some moments of our contemporary history. Starting from approaches which blend drama and historical process, two playsproduced and staged by the first time for this company will be studied: Eles Não Usam Black-Tie (1958), by Gianfrancesco Guarnieri, and Chapetuba Futebol Clube (1959), by Oduvaldo Vianna Filho. In the first chapter, the Teatro de Arena will be analysed from the point of view of their critical approaches; in the second, relations between thoseplays and history. In the third, will be done a study over the process of writing and stage, looking for rescue the contemporary and importance of Teatro de Arena and its role on Brazilian drama. |
Asunto: | Vianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974 Chapetuba Futebol Clube Teatro São Paulo (SP) História Guarnieri, Gianfrancesco, 1934- Eles não usam black-tie História Teatro de Arena (São Paulo, SP) História |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8HDL2E |
Fecha del documento: | 28-feb-2008 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_de_maria_christina_da_silva.pdf | 1.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.