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http://hdl.handle.net/1843/VGRO-6HXRBQ
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Ensinando a ser cidadão: memória nacional, história e poder no Museu Inconfidência (1938-1990) |
Autor(es): | Janice Pereira da Costa |
primer Tutor: | Luiz Carlos Villalta |
primer miembro del tribunal : | Lana Mara de Castro Siman |
Segundo miembro del tribunal: | Iris Kantor |
Resumen: | Essa dissertação possui a pretensão de refletir a respeito do processo de criação do Museu da Inconfidência, em 1938, até sua transformação em Museu Nacional, em 1990. Inserido em um projeto de cultura nacional o Museu da Inconfidência foi apresentado à população como espaço onde o público poderia encontrar informações relevantes para sua formação. O que se pretendeu foi refletir sobre como os museus históricos, em especial o Museu da Inconfidência, foram representados, e a forma que esses ainda se apresentam como cenários que propagam uma determinada cultura cívica e reforçam a idéia da necessidade de comemoração de uma certa memória nacional. |
Asunto: | Museu da Inconfidencia (Ouro Preto, MG) Brasil Historia Conjuração mineira, 1789 História |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VGRO-6HXRBQ |
Fecha del documento: | 10-jun-2005 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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