Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/VGRO-6ZJREG
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Adhemar Gonzaga e a Cinédia: imagens de um país que dança |
Autor(es): | Suzana Cristina de Souza Ferreira |
primer Tutor: | Luiz Carlos Villalta |
primer Co-tutor: | Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus |
primer miembro del tribunal : | Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus |
Segundo miembro del tribunal: | Hilda Machado |
Tercer miembro del tribunal: | Otavio Soares Dulci |
Cuarto miembro del tribunal: | Joao Pinto Furtado |
Resumen: | Foi no final dos anos 1920 e início dos anos 1930 que Adhemar Gonzaga inaugurou um outro papel para si mesmo dentro da história do cinema brasileiro. Dessa data em diante, ele não mais apenas escreveu e liderou campanhas a favor do cinema na imprensa, fundamentalmente em Cinearte, a revista de cinema por ele concebida e criada em 1926: ele fez cinema. Com a construção da Studio Cinédia, o seu projeto mais ambicioso, Gonzaga materializou o meio para realizar o seu projeto estético-cultural para o cinema brasileiro. Projeto orientado por um ideal de modernidade, de nacionalismo, de desenvolvimento e, por mais que pareça incoerente, pelo modelo norte-americano de fazer cinema. Adhemar Gonzaga e as idéias que orientaram esse projeto são os objetos de estudo desta tese. |
Abstract: | It was in the final of the 1920's and the 1930's that Adhemar Gonzaga started playing himself another role into the history of the Brazilian Cinema. From that date on he did not only write and lead campaigns for the Cinema in the press, mainly in Cinearte, a cinema journal conceived and created by him in 1926: he made Cinema. With the construction of the Studio Cinedia, the most ambitious of his projects, Gonzaga materialized the means to accomplish his cultural sthetical project for the Brazilian Cinema.A project oriented by an ideal of modernity, of nationalism, of development and, although that would seem as an incoherence, by the North American model ofmaking Cinema. Adhemar Gonzaga and the ideas whichoriented that project are the objects of study of this thesis. |
Asunto: | Cinema Brasil História História Gonzaga, Adhemar Cinédia |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VGRO-6ZJREG |
Fecha del documento: | 21-jun-2006 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_de_suzana_cristina_de_souza_ferreira.pdf | 908.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.