Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-6ZHQ7F
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A imagem cinematográfica como objeto colecionável: o colecionador na era digital.
Authors: Soraia Nunes Nogueira
First Advisor: Luiz Roberto Pinto Nazario
First Referee: Lyslei de Souza Nascimento
Second Referee: Elcio Loureiro Cornelsen
Abstract: O Projeto de Mestrado em Artes Visuais tem como intuito realizar um estudo a respeito do que faz o filme ter e ser algo colecionável. A partir do estudo de quem é o colecionador aprofundamos a análise para os colecionadores de cinema, abordando sua importância na preservação do cinema, suas relações com as cinematecas e estúdios e suas características para o processo de colecionar e classificar seus objetos. Procuramos descrever a formação da indústria de filmes de Hollywood e seus grandes estúdios, que criaram uma linguagem característica para instigar o desejo de colecionar suas imagens. E, dentre desse processo, detalhamos características diversas dos produtos atraentes para o colecionador. Abordamos o horror enfocando os monstros clássicos da Universal como base para um dos gêneros que mais geram colecionadores, ao lado do de ficção científica. E, como resultado prático, criamos, a partir da produção independente Trilogia do caos, produtos de interesse para colecionadores, dada a resposta do público observada durante a longa produção da animação.
Abstract: The Project of Master's degree in Visual Arts has as intention to accomplish a study regarding what makes the film to have and to be something collectible. Starting from the study of who is the collector we deepened the analysis for the movies collectors, approaching his/her importance in the preservation of the movies, their relationships with the cinematheques and studios and their characteristics for the process of to collect and to classify their objects. We tried to describe the formation of the film industry in Hollywood and their great studios, that created a characteristic language to urge the desire to collect their images. And, among of this process, we detailed several characteristics of the products, attractive for the collectors. We approached the horror focusing the classic monsters of the Universal as base for one of the goods that more generated collectors, beside the one of science fiction. And, as practical result, we created, starting from the independent production The chaos trilogy, products of collectors' interest, given the public's answer observed during the long production of the animation.
Subject: Filmes de horror
Cinema Colecionadores e coleções
Cinemateca
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-6ZHQ7F
Issue Date: 27-Sep-2004
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_soraia_nunes_nogueira.pdf11.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.