Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73GR8Z
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Dissidência e subordinação: um estudo dos grafites como fenômeno estético/cultural e seus desdobramentos
Authors: Maria Luiza Dias Viana
First Advisor: Maria do Carmo de F Veneroso
First Referee: José Marcio Pinto de Moura Barros
Second Referee: Maria Angelica Melendi de Biasizzo
Abstract: Pintados, escritos, raspados ou colados sobre muros e outras superfícies, os grafites tornam-se habituais nas grandes cidades. Apropriados pelos jovens como uma forma radical de expressão, constituem-se como um código diferente e especial e como uma marca da visualidade urbana.Espontaneamente deixados na rua, os grafites se apresentam como um tipo de manifestação aberta e híbrida, propícia a entrecruzamentos com a mídia, com a arquitetura, vindo a se firmar como uma forma de contestação política, poética e de afirmação social. A análise desses signos e escritas, proposta nesta dissertação se faz a partir de um percurso pelas ciências sociais, educação e filosofia, porém é centrada na arte, devido às fortes ligações que os grafites com ela mantêm, não apenas pelo uso de seu repertório visual, mas também por seu irrecusável envolvimento com os sentidos humanos, aisthesis.Este estudo procura rastrear a variedade de marcas que aparecem nosespaços públicos, a partir do início da expansão das metrópoles e que vêm a se desdobrar na contemporaneidade. Recorre à teoria crítica da arte e da estética e a depoimentos de grafiteiros e artistas de Belo Horizonte, cujas atuações estão articuladas, ou não, com projetos e espaços institucionalizados.Contempla, no entanto o entendimento dos grafites como um tipo de cultura ora de dissidência, ora de subordinação. Dissidência, quando aderem a formas de expressão de liberdade e de subversão estética, ética e política. E subordinação, quando apropriados pela mídia, pelo mercado e por órgãos oficiais. Percebendo ser nos interstícios e fronteiras dessas aproximações que reside o caráter emancipado dos grafites, esta dissertação não trata de definilos dentro de categorias precisas ou de construir certezas sobre o seu lugar legítimo, mas aponta perspectivas de seu entendimento como um tipo de arteprópria de nosso tempo, cuja potência atinge dimensões políticas e sociais, na medida que inclui segmentos sociais que historicamente permaneceram privados de participação cultural. Até onde vão os limites da arte que possam abranger formas fluidas como os grafites? Através deles estamos diante de uma possibilidade de redefinição da esteticidade e de uma expansão dos sentidos da própria arte.
Abstract: Painted, written, carved or glued on walls and other surfaces, graffiti become common around big cities. Taken by youngsters as a radical way of expression, they consist in a different and special code as well as slogan of urban visual displays. Spontaneously left on the streets, graffiti take place as a hybrid and open manifestation, allowing itself to dialogue with media and architecture, becoming a steady way of political and poetical contestation, affirming itself on the social field.The signs and meanings analysis proposed here goes through a path made of social sciences, education and philosophy as its tread stones, aiming to center itself in the art, provided the strong connection existent between the both, not only because of its visual use, but also for its irrefutable involvement with the human senses: aisthesis. This study aims to scan the variety of symbols recognized in the urban landscapes, since the expansion ofthe big cities until the nowadays unfolding phenomenon. It makes use of the critical theory of art and aesthetic as well as testimony of several BeloHorizontes graffitists and other artists, whose performances are articulated, or not, with projects and institutionalized spaces. It contemplates, however, the graffiti understanding as a kind of conflict segregating culture and sometimes a subordinating one: dissident when taken as a way of freedom expression and aesthetical, ethical and political subversion, subordinating when, taken by the media, market or official institutions. This dissertation, which intends to show that the emancipation factor of the graffiti lies among the gaps and boundariesof this approach, will not define them onto precise categories or even less aims to provide certainties over its legitimate place to be, but intends to point out perspectives of its understanding as a kind of art of our time, whose powers reach political and social dimensions, in a way that includes social classes often deprived from cultural participation and inclusion. Until what extent goes the limits of art, capable of integrating such fluid offspring as graffiti? A possibility to redefine arts senses of aesthetics expanding the meaning of art dwells on these limits.
Subject: Grafite (Arte)
Hip-hop (Cultura popular jovem)
Pichação de muros
Arte de rua
Estetica
Arte e sociedade
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73GR8Z
Issue Date: 13-Dec-2006
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissid_ncia_e_subordina__ocompleto_revis_o_22maio2007.pdf21.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.