Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8GJU
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Consciência fonológica e fonêmica na aquisição da escrita alfabética |
Autor(es): | Andreia Cristina da Silva |
primer Tutor: | Clenice Griffo |
Resumen: | proposta pedagógica de um plano de ação para o desenvolvimento daConsciência Fonológica e Fonêmica na aquisição da escrita alfabética foi trabalhada com crianças de 6 anos do 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Alunos na fase inicial da apropriação do sistema de escrita alfabética. O objetivo principal ampliar a habilidade de atenção aos atributos sonoros da linguagem desenvolvendo a consciência fonológica em aprendizes iniciantes da língua escrita. Deste modo, ametodologia foi baseada nas estratégias da Consciência Fonológica e Fonêmica com o propósito de tornar as crianças mais atenta a escuta dos sons diversos e, consequentemente, desenvolver a percepção de que a linguagem escrita funciona como um sistema de representação da pauta sonora. O resultado foi positivo, a maioria das crianças já reconhece as unidades fonológicas entendendo a relação fonema / grafema. Outras estão em gradativos processos, onde já reconhecem letras do alfabeto e a sonoridade das mesmas. Conclui-se, finalmente, que o trabalho do desenvolvimento da Consciência Fonológica e Fonêmica é importante e fundamental para a compreensão do funcionamento da natureza do sistema de escrita alfabética. |
Asunto: | Educação Fonética Alfabetização |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8GJU |
Fecha del documento: | 14-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_completa_laseb_2012.pdf | 3.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.