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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Consciência fonológica e fonêmica na aquisição da escrita alfabética
Autor(es): Andreia Cristina da Silva
primer Tutor: Clenice Griffo
Resumen: proposta pedagógica de um plano de ação para o desenvolvimento daConsciência Fonológica e Fonêmica na aquisição da escrita alfabética foi trabalhada com crianças de 6 anos do 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Alunos na fase inicial da apropriação do sistema de escrita alfabética. O objetivo principal ampliar a habilidade de atenção aos atributos sonoros da linguagem desenvolvendo a consciência fonológica em aprendizes iniciantes da língua escrita. Deste modo, ametodologia foi baseada nas estratégias da Consciência Fonológica e Fonêmica com o propósito de tornar as crianças mais atenta a escuta dos sons diversos e, consequentemente, desenvolver a percepção de que a linguagem escrita funciona como um sistema de representação da pauta sonora. O resultado foi positivo, a maioria das crianças já reconhece as unidades fonológicas entendendo a relação fonema / grafema. Outras estão em gradativos processos, onde já reconhecem letras do alfabeto e a sonoridade das mesmas. Conclui-se, finalmente, que o trabalho do desenvolvimento da Consciência Fonológica e Fonêmica é importante e fundamental para a compreensão do funcionamento da natureza do sistema de escrita alfabética.
Asunto: Educação
Fonética
Alfabetização
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8GJU
Fecha del documento: 14-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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