Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8GJU
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Consciência fonológica e fonêmica na aquisição da escrita alfabética
Autor(es): Andreia Cristina da Silva
Primeiro Orientador: Clenice Griffo
Resumo: proposta pedagógica de um plano de ação para o desenvolvimento daConsciência Fonológica e Fonêmica na aquisição da escrita alfabética foi trabalhada com crianças de 6 anos do 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Alunos na fase inicial da apropriação do sistema de escrita alfabética. O objetivo principal ampliar a habilidade de atenção aos atributos sonoros da linguagem desenvolvendo a consciência fonológica em aprendizes iniciantes da língua escrita. Deste modo, ametodologia foi baseada nas estratégias da Consciência Fonológica e Fonêmica com o propósito de tornar as crianças mais atenta a escuta dos sons diversos e, consequentemente, desenvolver a percepção de que a linguagem escrita funciona como um sistema de representação da pauta sonora. O resultado foi positivo, a maioria das crianças já reconhece as unidades fonológicas entendendo a relação fonema / grafema. Outras estão em gradativos processos, onde já reconhecem letras do alfabeto e a sonoridade das mesmas. Conclui-se, finalmente, que o trabalho do desenvolvimento da Consciência Fonológica e Fonêmica é importante e fundamental para a compreensão do funcionamento da natureza do sistema de escrita alfabética.
Assunto: Educação
Fonética
Alfabetização
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8GJU
Data do documento: 14-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_completa_laseb_2012.pdf3.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.