Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBGHA
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Gêneros textuais: manifestação da cultura escrita na escola
Autor(es): Elizabete Rosa dos Anjos Mendes
Primeiro Orientador: Clenice Griffo
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido na E.M. Antônia Ferreira, com o objetivo de investigar o porquê de alunos alfabetizados e leitores produzirem textos sem coerência e sem coesão. Trata-se de um plano de ação que foi desenvolvido em uma turma de 3º ano do 1º ciclo, que compreendia alunos entre 8 e 12anos. O mesmo foi pensado deforma a propiciar aos alunos condições de produção textual nas quais eles possam refletir sobre as etapas de produção de um texto e melhorar a escrita. Tendo em vista alcançar este objetivo, desenvolvi, um trabalho de produção de textos do gênero sinopse, utilizando como recurso a sequência didática. Dada a relevância do trabalho com os gêneros textuais busquei embasamento teórico na leitura de autores como Maria da Graça Costa Val, GLadys Rocha, Marcuschi, entre outros estudiosos do assunto. Os resultados alcançados, permitiu-me a reflexão e reestruturação de minha prática docente, no sentido de repensar as ações, aprofundar e redimensionar o ensino da produção escrita na escola.
Assunto: Educação
Língua portuguesa  Estudo e ensino
Alfabetização
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBGHA
Data do documento: 14-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho_acpp.pdf170.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.