Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBGHA
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Gêneros textuais: manifestação da cultura escrita na escola |
Autor(es): | Elizabete Rosa dos Anjos Mendes |
Primeiro Orientador: | Clenice Griffo |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido na E.M. Antônia Ferreira, com o objetivo de investigar o porquê de alunos alfabetizados e leitores produzirem textos sem coerência e sem coesão. Trata-se de um plano de ação que foi desenvolvido em uma turma de 3º ano do 1º ciclo, que compreendia alunos entre 8 e 12anos. O mesmo foi pensado deforma a propiciar aos alunos condições de produção textual nas quais eles possam refletir sobre as etapas de produção de um texto e melhorar a escrita. Tendo em vista alcançar este objetivo, desenvolvi, um trabalho de produção de textos do gênero sinopse, utilizando como recurso a sequência didática. Dada a relevância do trabalho com os gêneros textuais busquei embasamento teórico na leitura de autores como Maria da Graça Costa Val, GLadys Rocha, Marcuschi, entre outros estudiosos do assunto. Os resultados alcançados, permitiu-me a reflexão e reestruturação de minha prática docente, no sentido de repensar as ações, aprofundar e redimensionar o ensino da produção escrita na escola. |
Assunto: | Educação Língua portuguesa Estudo e ensino Alfabetização |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBGHA |
Data do documento: | 14-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
trabalho_acpp.pdf | 170.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.