Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBLDU
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Aquisição da linguagem oral em crianças pequenas
Autor(es): Fabiana Alves e Silva
Primeiro Orientador: Marcilaine Soares Inacio Gomes
Resumo: Este trabalho é resultado da aplicação de um Plano de Ação e de intervenção na prática pedagógica, cujo tema é a aquisição da linguagem oral. O objetivo foi analisar o desenvolvimento das crianças e sua relação com a linguagem oral. Além disso, buscou-se construir estratégias que proporcionassem a interação verbal das crianças no cotidiano escolar, na turma de dois e três anos de idade de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte, Minas Gerais. Para isso, recorreu-se a alguns teóricos que discutem o desenvolvimento, a aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem oral, tais como: Piaget (1967), Vygotsky (1998), Palangana (2001), Aimard (1998), Oliveira (1993), dentre outros. No primeiro capítulo, é feita a apresentação do trabalho. O segundo capítulo apresenta as discussões teóricas, a justificativa, objetivos, metodologia e desenvolvimento do Plano de ação. Por fim, nas considerações finais, fez-se a análise dos momentos significativos e dos resultados obtidos a partir dos dados coletados por meio de observação participante em sala de aula e fotografias.
Assunto: Educação
Educação pre-escolar
Comunicação oral
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBLDU
Data do documento: 7-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_fabiana_3.pdf695.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.