Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBLVG
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O ensino da leitura em uma sala de aula de 2º ciclo |
Autor(es): | Fulvia Ludmila Bertholdo |
Primeiro Orientador: | Maria Flôr de Maio Barbosa Benfica |
Resumo: | Neste trabalho, buscamos apresentar uma breve discussão sobre o ensino de leitura, refletindo sobre os fatores que contribuem essencialmente para o desenvolvimento dessa capacidade e,consequentemente, para a construção de significados dos textos. Para isso, respaldamo-nos em alguns teóricos, como Isabel Solé (1998) Kleiman (2000) Smith (1999) que propõem discussões e esclarecimentos a respeito da temática. A partir dos aspectos teóricos discutidos, analisamos os resultados obtidos, no primeiro semestre de 2011, por uma turma do início do segundo ciclo no sistema de avaliação do município, o Avalia-BH; observamos as práticas em sala de aula para o ensino de leitura nesta turma e realizamos uma prática de ensino de leitura em sala de aula dessa mesma turma. Ao realizar tal atividade, buscou-se desenvolver uma prática voltada para que se contemplasse em três momentos da atividade antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura- considerando e explorando os diversos aspectos queconduzem o aluno a uma visão ampla dos textos. Por fim, comparamos os resultados obtidos no primeiro semestre com os do segundo semestre de 2011 no mesmo instrumento de avaliação, Avalia-BH. |
Assunto: | Educação Leitura Aspectos sociais Alfabetização |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBLVG |
Data do documento: | 14-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
trabalho_final.pdf | 4.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.