Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBLVG
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Flôr de Maio Barbosa Benfica | pt_BR |
dc.creator | Fulvia Ludmila Bertholdo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T21:53:36Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T21:53:36Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBLVG | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho, buscamos apresentar uma breve discussão sobre o ensino de leitura, refletindo sobre os fatores que contribuem essencialmente para o desenvolvimento dessa capacidade e,consequentemente, para a construção de significados dos textos. Para isso, respaldamo-nos em alguns teóricos, como Isabel Solé (1998) Kleiman (2000) Smith (1999) que propõem discussões e esclarecimentos a respeito da temática. A partir dos aspectos teóricos discutidos, analisamos os resultados obtidos, no primeiro semestre de 2011, por uma turma do início do segundo ciclo no sistema de avaliação do município, o Avalia-BH; observamos as práticas em sala de aula para o ensino de leitura nesta turma e realizamos uma prática de ensino de leitura em sala de aula dessa mesma turma. Ao realizar tal atividade, buscou-se desenvolver uma prática voltada para que se contemplasse em três momentos da atividade antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura- considerando e explorando os diversos aspectos queconduzem o aluno a uma visão ampla dos textos. Por fim, comparamos os resultados obtidos no primeiro semestre com os do segundo semestre de 2011 no mesmo instrumento de avaliação, Avalia-BH. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interação Autor-Texto-Leitor | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de Leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | O ensino da leitura em uma sala de aula de 2º ciclo | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
trabalho_final.pdf | 4.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.