Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBNMW
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Escrita na educação infantil |
Autor(es): | Ionária Conceição Paulina |
primer Tutor: | Marcilaine Soares Inacio Gomes |
Resumen: | O presente trabalho tem por objetivo responder à seguinte questão: Devemos ou não ensinar a ler e escrever na Educação Infantil? Esta é uma questão polêmica entre os professores da educação infantil e sua resposta tem uma implicação direta na prática pedagógica relativa à aprendizagem da língua escrita tanto na educação infantil quanto nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tentar respondê-la, primeiramente, pesquisamos a história da educação Infantil no Brasil. O intuito foi buscar a origem da idéia comum entre os profissionais da educação infantil de que esta fase da educação básica não deve se preocupar em alfabetizar as crianças. Em seguida apresentamos o Histórico da UMEI Mariquinhas para demonstrar não apenas a luta de uma comunidade pelo direito à moradia e à educação, mas também que a criação dessa escola foi permeada por uma concepção assistencialista da educação infantil, cujo objetivo era cuidar dos filhos das mulheres que trabalhavam fora. Finalmente passamos para a discutir a escrita na educação infantil, dialogando com vários autores a respeito da alfabetização na educação Infantil. Realizada a pesquisa bibliográfica e a aplicação do plano de ação foi possível concluir que as crianças vivem em um mundo letrado por isso já chegam à escola com uma boa bagagem de conhecimentos sobre a escrita. Assim cabe à escola valorizar os conhecimentos prévios das crianças e fazer um trabalho sistemático de alfabetização e letramento, de forma lúdica e agradável. Conclui que podemos sim alfabetizar na educação infantil pois o que importa na aprendizagem da leitura e escrita nessa etapa é a prática pedagógica do professor. |
Asunto: | Educação pre-escolar Alfabetização |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBNMW |
Fecha del documento: | 7-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
trabalho_de_conclus_o_de_curso___ion_ria_concei__o_paulina.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.