Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBNMW
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marcilaine Soares Inacio Gomes | pt_BR |
dc.creator | Ionária Conceição Paulina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T02:15:12Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T02:15:12Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBNMW | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo responder à seguinte questão: Devemos ou não ensinar a ler e escrever na Educação Infantil? Esta é uma questão polêmica entre os professores da educação infantil e sua resposta tem uma implicação direta na prática pedagógica relativa à aprendizagem da língua escrita tanto na educação infantil quanto nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tentar respondê-la, primeiramente, pesquisamos a história da educação Infantil no Brasil. O intuito foi buscar a origem da idéia comum entre os profissionais da educação infantil de que esta fase da educação básica não deve se preocupar em alfabetizar as crianças. Em seguida apresentamos o Histórico da UMEI Mariquinhas para demonstrar não apenas a luta de uma comunidade pelo direito à moradia e à educação, mas também que a criação dessa escola foi permeada por uma concepção assistencialista da educação infantil, cujo objetivo era cuidar dos filhos das mulheres que trabalhavam fora. Finalmente passamos para a discutir a escrita na educação infantil, dialogando com vários autores a respeito da alfabetização na educação Infantil. Realizada a pesquisa bibliográfica e a aplicação do plano de ação foi possível concluir que as crianças vivem em um mundo letrado por isso já chegam à escola com uma boa bagagem de conhecimentos sobre a escrita. Assim cabe à escola valorizar os conhecimentos prévios das crianças e fazer um trabalho sistemático de alfabetização e letramento, de forma lúdica e agradável. Conclui que podemos sim alfabetizar na educação infantil pois o que importa na aprendizagem da leitura e escrita nessa etapa é a prática pedagógica do professor. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Educação pre-escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Escrita na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
trabalho_de_conclus_o_de_curso___ion_ria_concei__o_paulina.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.