Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBNMW
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcilaine Soares Inacio Gomespt_BR
dc.creatorIonária Conceição Paulinapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T02:15:12Z-
dc.date.available2019-08-11T02:15:12Z-
dc.date.issued2012-07-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBNMW-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo responder à seguinte questão: Devemos ou não ensinar a ler e escrever na Educação Infantil? Esta é uma questão polêmica entre os professores da educação infantil e sua resposta tem uma implicação direta na prática pedagógica relativa à aprendizagem da língua escrita tanto na educação infantil quanto nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tentar respondê-la, primeiramente, pesquisamos a história da educação Infantil no Brasil. O intuito foi buscar a origem da idéia comum entre os profissionais da educação infantil de que esta fase da educação básica não deve se preocupar em alfabetizar as crianças. Em seguida apresentamos o Histórico da UMEI Mariquinhas para demonstrar não apenas a luta de uma comunidade pelo direito à moradia e à educação, mas também que a criação dessa escola foi permeada por uma concepção assistencialista da educação infantil, cujo objetivo era cuidar dos filhos das mulheres que trabalhavam fora. Finalmente passamos para a discutir a escrita na educação infantil, dialogando com vários autores a respeito da alfabetização na educação Infantil. Realizada a pesquisa bibliográfica e a aplicação do plano de ação foi possível concluir que as crianças vivem em um mundo letrado por isso já chegam à escola com uma boa bagagem de conhecimentos sobre a escrita. Assim cabe à escola valorizar os conhecimentos prévios das crianças e fazer um trabalho sistemático de alfabetização e letramento, de forma lúdica e agradável. Conclui que podemos sim alfabetizar na educação infantil pois o que importa na aprendizagem da leitura e escrita nessa etapa é a prática pedagógica do professor.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação pre-escolarpt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleEscrita na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho_de_conclus_o_de_curso___ion_ria_concei__o_paulina.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.