Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBP4A
Type: Monografias de Especialização
Title: Temas filosóficos nas rodas de conversa na educação infantil
Authors: Janine Rocha Ribeiro
First Advisor: Claudia Starling Bosco
Abstract: As rodas de conversa fazem parte de uma prática pedagógica recorrente na educação infantil. Elas são de cunho filosófico e têm a finalidade de promover o desenvolvimento da oralidade, além de proporcionar e uma maior interação das crianças com as práticas de discussão de diversos temas. A filosofia para crianças, apesar de já existir há algum tempo, ainda é pouco utilizada na educação infantil. Este trabalho tem por objetivo discutir uma proposta de trabalho com temas filosóficos nas rodas de conversa, enfatizando o desenvolvimento da oralidade e apresentando, em linhas gerais, o que seria filosofia para crianças. Para isso, foram utilizados como referencial teórico os estudos de Ronald Reed (1996), considerado um dos fundadores da Filosofia para Crianças. Sua teoria decorre de uma concepção que tem clareza em seus fundamentos e privilegia a Educação para o Pensar. Foram utilizados os estudos de Soares (2003, 2004 e 2005), de Marcuschi (2007) e de outros pesquisadores que enfatizam a importância do trabalho com a oralidade como uma prática de letramento. Também utilizamos os estudos socio-históricos de Vygotsky (1998) sobre a linguagem e a interação social. Os resultados apontam que a roda de conversa em uma discussão filosófica favorece a autonomia e o desenvolvimento da oralidade, possibilitando às crianças ampliar suas visões sobre o mundo.
Subject: Filosofia  Estudo e ensino
Educação pre-escolar
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBP4A
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
acpp_final.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.