Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDK46
Type: Monografias de Especialização
Title: Letramento na prática docente: a construção de símbolos por pessoas com deficiência
Authors: Silma Leila Braga Motta
First Advisor: Maria Flor de Maio Barbosa Benfica
Abstract: O presente trabalho discorrerá sobre o desenvolvimento de um plano de ação voltado para ações de letramento nas quais as capacidades relacionadas à vida diária do aluno com deficiência intelectual estejam presentes de modo a instrumentalizá-lo para melhor participação e atuação social. O plano de ação foi desenvolvido com um grupo de alunos com deficiência da Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo de Belo Horizonte Minas Gerais. Os estudos do letramento estão na base de sustentação do projeto, pois parte-se do princípio de que, ao desenvolver capacidades relacionadas ao letramento, esses alunos poderão realizar leituras de mundo o que pode favorecer a inserção da pessoa com deficiência nas mais diversas práticas sociais de uso da língua. Para isso foram desenvolvidas atividades focalizando o tema família, enquanto instituição marcante do cotidiano desses alunos. A partir da realização das atividades, ficou evidente que o letramento não se restringe apenas ao desenvolvimento das capacidades de leitura da escrita grafada, mas também a comunicação visual, espacial, auditiva, produtora de efeitos sociais e culturais. Desse modo, o estudo confirma que o fator social permeia todo o processo de construção do conhecimento e, portanto, precisa se revestir de significado se aproximando do cotidiano desses sujeitos.
Subject: Educação
Letramento
Educação inclusiva
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDK46
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mono.pdf524.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.