Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDN6H
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O cordel na educação infantil |
Autor(es): | Valéria Candida Henriques Lança |
primer Tutor: | Claudia Starling Bosco |
Resumen: | Este plano de ação enfatizou o trabalho como cordel como estratégia de desenvolvimento da oralidade em uma turma da Educação Infantil. O cordel, considerado como uma história cantada é um gênero tipicamente relacionado à oralidade está vinculado a uma tradição histórica do nosso país. Criar estratégias que possibilitem ao professor trabalhar com histórias tradicionais cantadas a fim de desenvolver a linguagem oral, foi um dos objetivos. Para isso, utilizamos os estudos de GALVÃO (2006) sobre a literatura de cordel, os estudos da linguagem de SOARES (1989), MARTINS (2008), ANTUNES (2003), os estudos de KAERCHER (2001) sobre o faz de conta, dentre outros. Os Referenciais Curriculares da Educação Infantil (1998) e as Proposições Curriculares da Educação Infantil da PBH (2009) foram essenciais para embasar este trabalho. Os resultados demonstram que as crianças apresentaram maior interesse pela literatura e pelo reconto de histórias, utilizando para isso, várias estratégias como encenação, mudança de voz e musicalização. |
Abstract: | This plan of action emphasized working with the twine as a development strategy of orality in early childhood education. The twine, considered as a story sung, is a genre typically related to orality and is linked to a historical tradition of our country. Create strategies that allow the teacher to work with traditional stories sung to develop oral language, was one of the goals. For this, we use studies of GALVÃO(2006) on the string literature, language studies of SOARES(1989), MARTINS(2008), ANTUNES(2003) and KAERCHER(2001) on the "Pretending" among others. The Benchmarks Curriculum Early Childhood Education (1998) and Early Childhood Education Curriculum Proposals (2009) were essential to support this work. The results show that the children showed greater interest in the retelling of stories, using for this, some strategies such as staging and musicality. |
Asunto: | Educação Literatura de cordel |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDN6H |
Fecha del documento: | 14-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
trabalho_de_conclus_o_de_curso___val_ria_c_ndida_henriques_lan_a.pdf | 660.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.