Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDN6H
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O cordel na educação infantil
Autor(es): Valéria Candida Henriques Lança
Primeiro Orientador: Claudia Starling Bosco
Resumo: Este plano de ação enfatizou o trabalho como cordel como estratégia de desenvolvimento da oralidade em uma turma da Educação Infantil. O cordel, considerado como uma história cantada é um gênero tipicamente relacionado à oralidade está vinculado a uma tradição histórica do nosso país. Criar estratégias que possibilitem ao professor trabalhar com histórias tradicionais cantadas a fim de desenvolver a linguagem oral, foi um dos objetivos. Para isso, utilizamos os estudos de GALVÃO (2006) sobre a literatura de cordel, os estudos da linguagem de SOARES (1989), MARTINS (2008), ANTUNES (2003), os estudos de KAERCHER (2001) sobre o faz de conta, dentre outros. Os Referenciais Curriculares da Educação Infantil (1998) e as Proposições Curriculares da Educação Infantil da PBH (2009) foram essenciais para embasar este trabalho. Os resultados demonstram que as crianças apresentaram maior interesse pela literatura e pelo reconto de histórias, utilizando para isso, várias estratégias como encenação, mudança de voz e musicalização.
Abstract: This plan of action emphasized working with the twine as a development strategy of orality in early childhood education. The twine, considered as a story sung, is a genre typically related to orality and is linked to a historical tradition of our country. Create strategies that allow the teacher to work with traditional stories sung to develop oral language, was one of the goals. For this, we use studies of GALVÃO(2006) on the string literature, language studies of SOARES(1989), MARTINS(2008), ANTUNES(2003) and KAERCHER(2001) on the "Pretending" among others. The Benchmarks Curriculum Early Childhood Education (1998) and Early Childhood Education Curriculum Proposals (2009) were essential to support this work. The results show that the children showed greater interest in the retelling of stories, using for this, some strategies such as staging and musicality.
Assunto: Educação
Literatura de cordel
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDN6H
Data do documento: 14-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho_de_conclus_o_de_curso___val_ria_c_ndida_henriques_lan_a.pdf660.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.