Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDNX8
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A importância da leitura literária na construção do sujeito leitor
Autor(es): Vania Marcia Mainart D'aquino
primer Tutor: Maria Flor de Maio Barbosa Benfica
Resumen: Segundo Fanny Abramovich, a leitura é um dos grandes, senão o maior elemento da civilização. De acordo com Bakthin, o ato de ler é um processo abrangente e complexo de compreensão e intelecção do mundo que envolve uma característica essencial e singular ao homem: a sua capacidade simbólica de interagir com o outro pela manifestação da palavra (Baktin: 1977). Sendo a leitura, então o ponto de partida para dominar toda a riqueza que um texto, literário ou não, pode transmitir, o bom leitor é aquele que faz uma análise do texto lido, aprofundando-se na compreensão dos detalhes a fim de poder construir o seu próprio entendimento daquilo que leu. Parafraseando Alceu Amoroso Lima, é preciso fazer compreender às crianças que a leitura é o mais movimentado, variado, engraçado e cativante dos mundos, para que se tornem leitores em potencial e se entreguem ao encantamento proveniente da leitura de um bom livro. Baseado nessa afirmação, é que o Projeto Jovem Leitor Responsável foi planejado e tendo por objetivo principal, afirmar a importância da leitura literária na construção do sujeito leitor e na valorização do livro literário. O projeto foi desenvolvido por mim em uma turma do quarto (4º) ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal "Professora Ondina Nobre". Durante o seu desenvolvimento, os alunos leram livros literários diversos que geraram produções de textos criativos e originais. Os melhores textos produzidos pelos alunos foram selecionados e organizados em um livro produzido pela turma, sendo distribuído um exemplar para cada aluno. Baseado no interesse e respeito dos alunos pelas obras manuseadas durante a realização do projeto, pode-se dizer que o objetivo traçado para o desenvolvimento deste trabalho foi alcançado.
Asunto: Educação
Leitura
Alfabetização
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDNX8
Fecha del documento: 14-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_v_nia_12_de_julho_formatado_e_com_legenda_nas_fotos.pdf686.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.