Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDNX8
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Flor de Maio Barbosa Benficapt_BR
dc.creatorVania Marcia Mainart D'aquinopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T15:20:24Z-
dc.date.available2019-08-14T15:20:24Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDNX8-
dc.description.resumoSegundo Fanny Abramovich, a leitura é um dos grandes, senão o maior elemento da civilização. De acordo com Bakthin, o ato de ler é um processo abrangente e complexo de compreensão e intelecção do mundo que envolve uma característica essencial e singular ao homem: a sua capacidade simbólica de interagir com o outro pela manifestação da palavra (Baktin: 1977). Sendo a leitura, então o ponto de partida para dominar toda a riqueza que um texto, literário ou não, pode transmitir, o bom leitor é aquele que faz uma análise do texto lido, aprofundando-se na compreensão dos detalhes a fim de poder construir o seu próprio entendimento daquilo que leu. Parafraseando Alceu Amoroso Lima, é preciso fazer compreender às crianças que a leitura é o mais movimentado, variado, engraçado e cativante dos mundos, para que se tornem leitores em potencial e se entreguem ao encantamento proveniente da leitura de um bom livro. Baseado nessa afirmação, é que o Projeto Jovem Leitor Responsável foi planejado e tendo por objetivo principal, afirmar a importância da leitura literária na construção do sujeito leitor e na valorização do livro literário. O projeto foi desenvolvido por mim em uma turma do quarto (4º) ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal "Professora Ondina Nobre". Durante o seu desenvolvimento, os alunos leram livros literários diversos que geraram produções de textos criativos e originais. Os melhores textos produzidos pelos alunos foram selecionados e organizados em um livro produzido pela turma, sendo distribuído um exemplar para cada aluno. Baseado no interesse e respeito dos alunos pelas obras manuseadas durante a realização do projeto, pode-se dizer que o objetivo traçado para o desenvolvimento deste trabalho foi alcançado.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectConstrução de Leitorpt_BR
dc.subjectLeitura Literáriapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleA importância da leitura literária na construção do sujeito leitorpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_v_nia_12_de_julho_formatado_e_com_legenda_nas_fotos.pdf686.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.