Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDQAZ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ciranda musical: o despertar da oralidade
Autor(es): Vivian dos Santos Lima Lopes
primer Tutor: Claudia Starling Bosco
Resumen: Esta pesquisa constituiu-se em uma proposta de análise sobre a importância do trabalho com a oralidade no primeiro ciclo da Educação Infantil, numa turma de crianças de um a dois anos de idade. O projeto conjugou a pesquisa bibliográfica e a pesquisa empírica. A pesquisa bibliográfica se deu através de estudos na área da linguagem oral e sua importância na vida da criança. Para análise dessas situações, tomou-se por base os pressupostos teóricos das Proposições Curriculares da Educação Infantil, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, entre outros, buscando dialogar com a realidade observada a partir de situações de aprendizagem. A pesquisa empírica foi realizada a partir da execução de um projeto de intervenção em uma UMEI em Belo Horizonte, tendo a duração de aproximadamente 5 meses. Experiências sonoras, brincadeiras cantadas, recitação de poesias, contação de histórias, roda de conversa e principalmente audição e apresentação oral de músicas de gêneros variados serviram para analisar a importância do trabalho com a oralidade no primeiro ciclo da Educação Infantil.
Abstract: This research consisted of a proposal and analysis on the importance of working with orality in the first cycle of Early Childhood Education, a group of children from one to two years old. The project has combined the research literature and empirical research. The literature search was through studies in oral language and its importance in a child's life. To analyze these situations, has become based on the theoretical assumptions of Propositions Curriculum Early Childhood Education, the National Curriculum Reference Early Childhood Education, among others, seeking dialogue with the observed reality from learning situations. The empirical research was carried out from the implementation of an intervention project in a UMEI in Belo Horizonte, and lasted for about 5 months. Sound experiences, singing games, reciting poetry, storytelling, conversation wheel and mainly listening and oral presentation of songs from different genres were used to analyze the importance of working with orality in the first cycle of early childhood education.
Asunto: Educação pre-escolar
Alfabetização
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDQAZ
Fecha del documento: 14-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ciranda_musical_o_despertar_da_oralidade.pdf965.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.