Familía e escola formando leitores
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Monografia de especialização
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Resumo
Este trabalho aborda a importância da leitura para as crianças pequenas. A leitura não deve ser restrita aos adultos, mas as crianças também devem ser estimuladas desde cedo à leitura, oferecendo material literário para que possa ser manipulado e explorado pelas crianças, mesmo para aquelas que ainda não sabem ler. O primeiro passo é incluir os livros infantis à rotina da criança, iniciando assim o processo de formação do gosto pela leitura.. Portanto, o plano de ação buscou proporcionar experiências e práticas de leitura através do livro infantil, contando com a participação das famílias das crianças que se empenharam em colaborar fazendo a leitura dos livros infantis. A força do contato entre a criança e os pais na hora da história favorece relações saudáveis na família. Buscamos conhecer quais as práticas e concepções de leitura dos familiares das crianças, quais ações estão presentes no cotidiano dessas crianças e ainda desenvolver situações e atividades educativas que visem sensibilizar as famílias para a importância do ato de ler e contar histórias para as crianças da primeira infância.
Abstract
Assunto
Leitura Aspectos sociais, Educação no lar, Educação pre-escolar
Palavras-chave
Leitura, Família, Escola