Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKMMS
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI
Autor(es): Josilaine de Paula Cruz da Silva Fernandes
Primeiro Orientador: Sandro Coelho Costa
Resumo: O presente trabalho se propõe a investigar a importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos de idade, ressignificando a prática pedagógica na inserção da criança pequena ao ambiente escolar. É sabido que para a criança, pais e educadores, os primeiros dias do ano letivo se tornam um grande desafio, pois todos os envolvidos nesse processo estão se adaptando. Portanto, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar como se dão as interações da criança no decorrer do período de adaptação na Umei Jatobá IV, e qualificar esse período através de atividades lúdicas e significativas para o aprendiz visando seu desenvolvimento e integração ao ambiente escolar de forma integral: afetivo, cognitivo, social e psicológico, tendo como foco a formação e adaptação total do aprendiz. Para que a adaptação aconteça da melhor forma possível, é preciso que a escola encontre estratégias que envolvam as crianças e suas famílias no processo educativo. Conforme registro no Parecer CNE/CEB Nº 20/2009, aprovado em 11/11/2009, na história cotidiana das interações com diferentes parceiros, vão sendo construídas significações compartilhadas a partir das quais a criança aprende como agir ou resistir aos valores e normas da cultura de seu ambiente. Além disso, à medida que o grupo de crianças interage, vão sendo construídas as culturas infantis. Nesse sentido, aproximar e inserir os pais nas atividades desenvolvidas pela escola, fazendo com que se sintam parceiros e também comprometidos e co-responsáveis com o processo de inserção da criança ao ambiente escolar, resultará na melhoria do desenvolvimento integral e gradual da criança.
Assunto: Educação pre-escolar
Interação social
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKMMS
Data do documento: 7-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_vers_o_final._p_s___c_pia__2____c_pia.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.