Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NLFQC
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Avaliação na Educação Infantil: formas e Instrumentos
Autor(es): Lilian Zeferino Vieira da Fonseca
primer Tutor: Sandro Coelho Costa
Resumen: Partindo do princípio que a avaliação é fundamental no processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil e acreditando que este estudo é relevante na medida em que o tema ainda é controverso nessa etapa da educação, tivemos como objetivo dessa investigação, contribuir para uma melhor compreensão dos processos avaliativos na Educação Infantil, identificando a forma como esta é concebida e desenvolvida no Instituto Infantil São José e propondo novas formas e instrumentos de avaliação. Optou-se pela pesquisa qualitativa, feita por meio da pesquisa-ação e para compreender o contexto da instituição, utilizou-se das ferramentas metodológicas: questionário e grupo focal. Como referencial teórico, a pesquisa partiu da legislação sobre o tema e dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que consideram a observação, o registro e a avaliação formativa como principais instrumentos da prática educativa. Outra fonte de pesquisa foram os estudos realizados por autores como Hoffmann (2000), Barbosa e Horn (2008). Essas autoras teorizam a necessidade da avaliação para o acompanhamento do desenvolvimento da criança e a reflexão sobre os instrumentos avaliativos utilizados para este registro. Este estudo procurou identificar a forma como as educadoras avaliam as crianças e os instrumentos utilizados por essas, considerando que a partir dessa análise foi possível a reflexão e sistematização dos registros avaliativos da instituição, partindo da observação e da utilização de diversos tipos de instrumentos para a avaliação, propiciando a construção de um olhar global sobre o desenvolvimento da criança na Educação Infantil.
Asunto: Avaliação educacional
Educação pre-escolar
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NLFQC
Fecha del documento: 7-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_lilian.pdf307.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.