Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NLFQC
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sandro Coelho Costapt_BR
dc.creatorLilian Zeferino Vieira da Fonsecapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T09:08:21Z-
dc.date.available2019-08-12T09:08:21Z-
dc.date.issued2012-07-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NLFQC-
dc.description.resumoPartindo do princípio que a avaliação é fundamental no processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil e acreditando que este estudo é relevante na medida em que o tema ainda é controverso nessa etapa da educação, tivemos como objetivo dessa investigação, contribuir para uma melhor compreensão dos processos avaliativos na Educação Infantil, identificando a forma como esta é concebida e desenvolvida no Instituto Infantil São José e propondo novas formas e instrumentos de avaliação. Optou-se pela pesquisa qualitativa, feita por meio da pesquisa-ação e para compreender o contexto da instituição, utilizou-se das ferramentas metodológicas: questionário e grupo focal. Como referencial teórico, a pesquisa partiu da legislação sobre o tema e dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que consideram a observação, o registro e a avaliação formativa como principais instrumentos da prática educativa. Outra fonte de pesquisa foram os estudos realizados por autores como Hoffmann (2000), Barbosa e Horn (2008). Essas autoras teorizam a necessidade da avaliação para o acompanhamento do desenvolvimento da criança e a reflexão sobre os instrumentos avaliativos utilizados para este registro. Este estudo procurou identificar a forma como as educadoras avaliam as crianças e os instrumentos utilizados por essas, considerando que a partir dessa análise foi possível a reflexão e sistematização dos registros avaliativos da instituição, partindo da observação e da utilização de diversos tipos de instrumentos para a avaliação, propiciando a construção de um olhar global sobre o desenvolvimento da criança na Educação Infantil.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectObservaçãopt_BR
dc.subjectReflexão e Registrospt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação pre-escolarpt_BR
dc.titleAvaliação na Educação Infantil: formas e Instrumentospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_lilian.pdf307.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.