Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NLFQC
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sandro Coelho Costa | pt_BR |
dc.creator | Lilian Zeferino Vieira da Fonseca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T09:08:21Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T09:08:21Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NLFQC | - |
dc.description.resumo | Partindo do princípio que a avaliação é fundamental no processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil e acreditando que este estudo é relevante na medida em que o tema ainda é controverso nessa etapa da educação, tivemos como objetivo dessa investigação, contribuir para uma melhor compreensão dos processos avaliativos na Educação Infantil, identificando a forma como esta é concebida e desenvolvida no Instituto Infantil São José e propondo novas formas e instrumentos de avaliação. Optou-se pela pesquisa qualitativa, feita por meio da pesquisa-ação e para compreender o contexto da instituição, utilizou-se das ferramentas metodológicas: questionário e grupo focal. Como referencial teórico, a pesquisa partiu da legislação sobre o tema e dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que consideram a observação, o registro e a avaliação formativa como principais instrumentos da prática educativa. Outra fonte de pesquisa foram os estudos realizados por autores como Hoffmann (2000), Barbosa e Horn (2008). Essas autoras teorizam a necessidade da avaliação para o acompanhamento do desenvolvimento da criança e a reflexão sobre os instrumentos avaliativos utilizados para este registro. Este estudo procurou identificar a forma como as educadoras avaliam as crianças e os instrumentos utilizados por essas, considerando que a partir dessa análise foi possível a reflexão e sistematização dos registros avaliativos da instituição, partindo da observação e da utilização de diversos tipos de instrumentos para a avaliação, propiciando a construção de um olhar global sobre o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Observação | pt_BR |
dc.subject | Reflexão e Registros | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Educação pre-escolar | pt_BR |
dc.title | Avaliação na Educação Infantil: formas e Instrumentos | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_lilian.pdf | 307.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.