Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRP5M
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis
Autor(es): Patricia Maciel de Souza
Primeiro Orientador: Rogerio Correia da Silva
Resumo: Esta pesquisa preocupada com algumas dificuldades que as crianças de 6 anos enfrentam na transição da educação infantil para o ensino fundamental, buscou em uma abordagem interpretativa que teve como foco principal as crianças, conhecer tais dificuldades e apontar formas de minimiza-las. Estreitando a relação do pesquisador com as crianças de 5 anos de uma escola de Educação Infantil, dialogando com elas, conhecendo suas expectativas quanto à escola de ensino fundamental, levando-as para conhecer uma escola de Ensino Fundamental e depois da transição as acompanhando em um dia de sua nova rotina na escola de Ensino Fundamental. A metodologia de trabalho utiliza ainda conversas com os pais das crianças, buscando esclarecê-los do papel da educação infantil e tranquiliza-los quanto ao futuro de suas crianças, levantando dados junto às educadoras e às professoras, buscando assim estabelecer espaço para aproximação dessas duas etapas da educação básica. A análise dos dados coletados evidencia a necessidade de se buscar tal aproximação para que cada uma dessas etapas da educação básica conheça um pouco mais o trabalho da outra etapa, tentando assim estabelecer uma continuidade do trabalho que possa minimizar o impacto dessa transição para as crianças.
Assunto: Ensino fundamental
Educação pre-escolar
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRP5M
Data do documento: 7-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho_final_patr_cia_maciel.pdf972.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.