Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRP5M
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rogerio Correia da Silva | pt_BR |
dc.creator | Patricia Maciel de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T00:09:41Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T00:09:41Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRP5M | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa preocupada com algumas dificuldades que as crianças de 6 anos enfrentam na transição da educação infantil para o ensino fundamental, buscou em uma abordagem interpretativa que teve como foco principal as crianças, conhecer tais dificuldades e apontar formas de minimiza-las. Estreitando a relação do pesquisador com as crianças de 5 anos de uma escola de Educação Infantil, dialogando com elas, conhecendo suas expectativas quanto à escola de ensino fundamental, levando-as para conhecer uma escola de Ensino Fundamental e depois da transição as acompanhando em um dia de sua nova rotina na escola de Ensino Fundamental. A metodologia de trabalho utiliza ainda conversas com os pais das crianças, buscando esclarecê-los do papel da educação infantil e tranquiliza-los quanto ao futuro de suas crianças, levantando dados junto às educadoras e às professoras, buscando assim estabelecer espaço para aproximação dessas duas etapas da educação básica. A análise dos dados coletados evidencia a necessidade de se buscar tal aproximação para que cada uma dessas etapas da educação básica conheça um pouco mais o trabalho da outra etapa, tentando assim estabelecer uma continuidade do trabalho que possa minimizar o impacto dessa transição para as crianças. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transição | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Aproximação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Educação pre-escolar | pt_BR |
dc.title | A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
trabalho_final_patr_cia_maciel.pdf | 972.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.