Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRP5M
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rogerio Correia da Silvapt_BR
dc.creatorPatricia Maciel de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T00:09:41Z-
dc.date.available2019-08-14T00:09:41Z-
dc.date.issued2012-07-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRP5M-
dc.description.resumoEsta pesquisa preocupada com algumas dificuldades que as crianças de 6 anos enfrentam na transição da educação infantil para o ensino fundamental, buscou em uma abordagem interpretativa que teve como foco principal as crianças, conhecer tais dificuldades e apontar formas de minimiza-las. Estreitando a relação do pesquisador com as crianças de 5 anos de uma escola de Educação Infantil, dialogando com elas, conhecendo suas expectativas quanto à escola de ensino fundamental, levando-as para conhecer uma escola de Ensino Fundamental e depois da transição as acompanhando em um dia de sua nova rotina na escola de Ensino Fundamental. A metodologia de trabalho utiliza ainda conversas com os pais das crianças, buscando esclarecê-los do papel da educação infantil e tranquiliza-los quanto ao futuro de suas crianças, levantando dados junto às educadoras e às professoras, buscando assim estabelecer espaço para aproximação dessas duas etapas da educação básica. A análise dos dados coletados evidencia a necessidade de se buscar tal aproximação para que cada uma dessas etapas da educação básica conheça um pouco mais o trabalho da outra etapa, tentando assim estabelecer uma continuidade do trabalho que possa minimizar o impacto dessa transição para as crianças.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransiçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAproximaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEducação pre-escolarpt_BR
dc.titleA transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveispt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho_final_patr_cia_maciel.pdf972.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.