Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRPJV
Tipo: Monografias de Especialização
Título: As práticas pedagógicas no berçário e a relação com as famílias
Autor(es): Sandra Maria Silva Ribeiro
primer Tutor: Sandro Coelho Costa
primer miembro del tribunal : Ademilson de Sousa Soares
Resumen: Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública de Educação Infantil em Belo Horizonte, teve como objetivo abordar as práticas educativas no contexto do berçário, focalizando suas dificuldades e suas possibilidades no estreitamento das relações com as famílias. Procurou, ainda, intervir no posicionamento dos professores frente aos desafios nas relações que se estabelecem na busca de um atendimento de qualidade para as crianças do berçário. Tal pesquisa foi utilizou como referencias principais os seguintes autores. Analisamos a ficha de matrícula, as anotações nas agendas das crianças, o projeto desenvolvido, o diário dos professores1, os registros feitos durante as reuniões com as famílias, a rotina do berçário e as respostas dos questionáriosaplicados às famílias e professores. Este estudo evidenciou que as famílias têm participado pouco do processo de desenvolvimento/aprendizagem das crianças. Existe no imaginário dos professores que as famílias já compreendem a proposta pedagógica da unidade, porém na observação identificamos a necessidade de uma melhor divulgação e conscientização das ações desenvolvidas no berçário.
Asunto: Comunidade e escola
Educação pre-escolar
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRPJV
Fecha del documento: 13-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
trabalho_de_conclus_o_de_curso_laseb.pdf217.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.