Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRPJV
Tipo: Monografias de Especialização
Título: As práticas pedagógicas no berçário e a relação com as famílias
Autor(es): Sandra Maria Silva Ribeiro
Primeiro Orientador: Sandro Coelho Costa
Primeiro membro da banca : Ademilson de Sousa Soares
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública de Educação Infantil em Belo Horizonte, teve como objetivo abordar as práticas educativas no contexto do berçário, focalizando suas dificuldades e suas possibilidades no estreitamento das relações com as famílias. Procurou, ainda, intervir no posicionamento dos professores frente aos desafios nas relações que se estabelecem na busca de um atendimento de qualidade para as crianças do berçário. Tal pesquisa foi utilizou como referencias principais os seguintes autores. Analisamos a ficha de matrícula, as anotações nas agendas das crianças, o projeto desenvolvido, o diário dos professores1, os registros feitos durante as reuniões com as famílias, a rotina do berçário e as respostas dos questionáriosaplicados às famílias e professores. Este estudo evidenciou que as famílias têm participado pouco do processo de desenvolvimento/aprendizagem das crianças. Existe no imaginário dos professores que as famílias já compreendem a proposta pedagógica da unidade, porém na observação identificamos a necessidade de uma melhor divulgação e conscientização das ações desenvolvidas no berçário.
Assunto: Comunidade e escola
Educação pre-escolar
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRPJV
Data do documento: 13-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho_de_conclus_o_de_curso_laseb.pdf217.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.