Projeto sacola literária e a formação de leitores
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Monografia de especialização
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Kely Cristina Nogueira Souto
Resumo
Este Plano de Ação objetiva desenvolver e estimular a prática de leitura, numa turma de segundo ano do primeiro ciclo. A leitura permite a inserção da pessoa na sociedade, através do acesso ao conhecimento cultural, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e social. Por meio da leitura é possível, ainda, conhecer melhor outras culturas. É permitido desbravar novos horizontes. A leitura fluente e com compreensão leva ao desenvolvimento geral da criança, pois facilita a aprendizagem de diversos conteúdos. Para realizar este Plano de Ação, a metodologia utilizada foi a observação de práticas de leitura na sala de aula e na biblioteca da escola. A partir desse diagnóstico, foi implementado o Projeto Sacola Literária com os alunos do 2º ano do 1º Ciclo de uma Escola Municipal. Durante a aplicação do Projeto, ocorreu um grande desenvolvimento da turma em relação à leitura. Os alunos demonstraram um crescente interesse em ler e trocar informações a respeito das obras lidas e envolveram suas famílias em práticas de leitura. É possível concluir que o Plano de Ação foi significativo para o desenvolvimento do trabalho de formação do leitor literário.
Abstract
Assunto
Educação, Leitura Aspectos sociais, Letramento
Palavras-chave
Leitura, Letramento Literário e Sacola Literária, Literatura Infantil