Projeto sacola literária e a formação de leitores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Minas Gerais

Descrição

Tipo

Monografia de especialização

Título alternativo

Primeiro orientador

Membros da banca

Kely Cristina Nogueira Souto

Resumo

Este Plano de Ação objetiva desenvolver e estimular a prática de leitura, numa turma de segundo ano do primeiro ciclo. A leitura permite a inserção da pessoa na sociedade, através do acesso ao conhecimento cultural, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e social. Por meio da leitura é possível, ainda, conhecer melhor outras culturas. É permitido desbravar novos horizontes. A leitura fluente e com compreensão leva ao desenvolvimento geral da criança, pois facilita a aprendizagem de diversos conteúdos. Para realizar este Plano de Ação, a metodologia utilizada foi a observação de práticas de leitura na sala de aula e na biblioteca da escola. A partir desse diagnóstico, foi implementado o Projeto Sacola Literária com os alunos do 2º ano do 1º Ciclo de uma Escola Municipal. Durante a aplicação do Projeto, ocorreu um grande desenvolvimento da turma em relação à leitura. Os alunos demonstraram um crescente interesse em ler e trocar informações a respeito das obras lidas e envolveram suas famílias em práticas de leitura. É possível concluir que o Plano de Ação foi significativo para o desenvolvimento do trabalho de formação do leitor literário.

Abstract

Assunto

Educação, Leitura  Aspectos sociais, Letramento

Palavras-chave

Leitura, Letramento Literário e Sacola Literária, Literatura Infantil

Citação

Departamento

Curso

Endereço externo

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por