Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVQNF
Type: Monografias de Especialização
Title: Trocas de experiências: atividades necessárias ao ensino da matemática
Authors: Gislaine Cassia Diniz
First Advisor: Maria Alice Moreira Lima
First Referee: Liberia Rodrigues Neves
Abstract: O presente trabalho analisa o grande distanciamento existente entre os docentes de uma mesma escola que trabalham em ciclos diferentes com o ensino da matemática. Propõe como estratégia metodológica a realização de entrevistas com professores e coordenador do segundo ciclo que permitiram verificar insatisfações e dificuldades para se ministrar aulas usando metodologias diferenciadas. O abismo existente entre os professores do segundo e terceiro ciclos, estes últimos com formação específica, não permite o falar, o dialogar sobre as dificuldades apresentadas para ministrar aulas sobre determinados assuntos. A proposta de intervenção decorrente dessa análise consistiu na proposição de reuniões pedagógicas entre professores de Matemática do 6º ano e 7º ano visando a amenizar este distanciamento e permitindo aos professores o falar de anseios, angústias, além das trocas de experiências tanto relacionadas a posturas disciplinares quanto metodológicas, apoio emocional e profissional e ainda permitem a produção de atividades e materiais concretos. Constatamos que a troca de experiências pode permitir que leques, sejam abertos para soluções de problemas relativos à aplicação, recepção e absorção no processo ensino/aprendizagem.
Subject: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Prática de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVQNF
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ultima_vers_o_do_plano_de_gislaine_diniz___ufmg_2012__corrig.pdf837.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.