Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVT65
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O comportamento agressivo na sala de aula |
Autor(es): | Luciane Coimbra Peixoto |
primer Tutor: | Maria Alice Moreira Lima |
primer miembro del tribunal : | Liberia Rodrigues Neves |
Resumen: | O tema da Agressividade no espaço escolar tem sido um dos maiores problemas enfrentados por gestores e professores na rede pública de ensino. Não ocorre como um fato isolado e não pode ser confundida com violência. O assunto em questão é muito discutido entre professores, pais e comunidade em geral que reconhece o quanto a agressividade está presente na sociedade. Mas o que é agressividade? Segundo a psicanálise, a agressividade é uma inclinação inata do homem e não pode ser tratada na escola como um distúrbio de comportamento. A criança agressiva na sala de aula, necessita do apoio de todos os educadores. Esse tipo de criança possui dificuldade para lidar com suas subjetividades. Seu comportamento, suas emoções, seus sentimentos. A subjetividade de cada ser é constituída culturalmente, socialmente e filosoficamente, assim como a agressividade. Pensando na agressividade como inata, inerente, essencial ao homem, procurei desenvolver nesse trabalho reflexões e discussões, com o grupo de professores, buscando redimensionar o papel da agressividade, mostrando-a como sendo uma qualidade de todo ser humano. |
Asunto: | Educação Agressividade (Psicologia) |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVT65 |
Fecha del documento: | 14-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
trabalho_final_p_s.pdf | 949.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.