Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVT65
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O comportamento agressivo na sala de aula
Autor(es): Luciane Coimbra Peixoto
Primeiro Orientador: Maria Alice Moreira Lima
Primeiro membro da banca : Liberia Rodrigues Neves
Resumo: O tema da Agressividade no espaço escolar tem sido um dos maiores problemas enfrentados por gestores e professores na rede pública de ensino. Não ocorre como um fato isolado e não pode ser confundida com violência. O assunto em questão é muito discutido entre professores, pais e comunidade em geral que reconhece o quanto a agressividade está presente na sociedade. Mas o que é agressividade? Segundo a psicanálise, a agressividade é uma inclinação inata do homem e não pode ser tratada na escola como um distúrbio de comportamento. A criança agressiva na sala de aula, necessita do apoio de todos os educadores. Esse tipo de criança possui dificuldade para lidar com suas subjetividades. Seu comportamento, suas emoções, seus sentimentos. A subjetividade de cada ser é constituída culturalmente, socialmente e filosoficamente, assim como a agressividade. Pensando na agressividade como inata, inerente, essencial ao homem, procurei desenvolver nesse trabalho reflexões e discussões, com o grupo de professores, buscando redimensionar o papel da agressividade, mostrando-a como sendo uma qualidade de todo ser humano.
Assunto: Educação
Agressividade (Psicologia)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVT65
Data do documento: 14-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho_final_p_s.pdf949.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.