Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P4Q5Y
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula
Autor(es): Shirley Cristina Miranda
Primeiro Orientador: Maria Elisa de Araujo Grossi
Primeiro membro da banca : Kely Cristina Nogueira Souto
Resumo: O discurso pedagógico atual afirma ser a leitura o instrumento básico e necessário a qualquer pessoa que esteja inserida na sociedade, portanto de grande valia a qualquer cidadão. A competência leitora influencia positivamente a sua vida social, pois o sujeito se sente inserido na vida social. Este trabalho pretende confirmar a importância da leitura na escola, enfatizando a parceria da biblioteca e da sala de aula. O Plano de Ação partiu do questionamento sobre a baixa frequência dos alunos do 1º ano do 3º ciclo, da Escola Municipal Milton Campos, à biblioteca. As ações foram direcionadas para possibilitar um projeto literário integrado com a sala de aula. Apoiando-se nas ideias de letramento literário, de COSSON (2009), o presente trabalho adotou um plano de desenvolvimento baseado na investigação direta questionário prévio e entrevista final - e na prática da leitura literária na biblioteca. O questionário inicial revelou que ler é uma atividade apreciada pela maioria dos alunos. A biblioteca da escola, da mesma forma, também é valorizada no discurso dos estudantes. Durante o projeto, atividades de motivação, leitura e discussão da obra No clarão das águas buscaram subsidiar um planejamento em comum entre biblioteca e sala de aula. Já a entrevista final confirmou a importância da biblioteca na promoção e no incentivo à leitura.
Assunto: Educação
Leitura
Bibliotecas escolares
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P4Q5Y
Data do documento: 1-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
acpp_2012_shirley_miranda.pdf869.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.