Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P4Q5Y
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Elisa de Araujo Grossi | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Kely Cristina Nogueira Souto | pt_BR |
dc.creator | Shirley Cristina Miranda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T04:25:45Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T04:25:45Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-01 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P4Q5Y | - |
dc.description.resumo | O discurso pedagógico atual afirma ser a leitura o instrumento básico e necessário a qualquer pessoa que esteja inserida na sociedade, portanto de grande valia a qualquer cidadão. A competência leitora influencia positivamente a sua vida social, pois o sujeito se sente inserido na vida social. Este trabalho pretende confirmar a importância da leitura na escola, enfatizando a parceria da biblioteca e da sala de aula. O Plano de Ação partiu do questionamento sobre a baixa frequência dos alunos do 1º ano do 3º ciclo, da Escola Municipal Milton Campos, à biblioteca. As ações foram direcionadas para possibilitar um projeto literário integrado com a sala de aula. Apoiando-se nas ideias de letramento literário, de COSSON (2009), o presente trabalho adotou um plano de desenvolvimento baseado na investigação direta questionário prévio e entrevista final - e na prática da leitura literária na biblioteca. O questionário inicial revelou que ler é uma atividade apreciada pela maioria dos alunos. A biblioteca da escola, da mesma forma, também é valorizada no discurso dos estudantes. Durante o projeto, atividades de motivação, leitura e discussão da obra No clarão das águas buscaram subsidiar um planejamento em comum entre biblioteca e sala de aula. Já a entrevista final confirmou a importância da biblioteca na promoção e no incentivo à leitura. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca | pt_BR |
dc.subject | Integração | pt_BR |
dc.subject | Letramento Literário | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Bibliotecas escolares | pt_BR |
dc.title | Mediação literária: uma parceria possível entre biblioteca e sala de aula | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
acpp_2012_shirley_miranda.pdf | 869.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.