Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8EVJ
Type: Monografias de Especialização
Title: Ressignificando as Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil: proposta de diálogo entre família e escola
Authors: Claudia Elizabete dos Santos Augusto
First Advisor: Elania de Oliveira
Abstract: A proposta deste plano de ação foi discutir as Relações Étnico-Raciais no espaço da educação infantil, na tentativa de contribuir para o rompimento dos rótulos negativos forjados sobre negros e índios ao longo da nossa história. A orientação dos profissionais da escola e das famílias dos alunos foi um dos nossos objetivos. Os primeiros contatos com os colegas e famílias se deram a partir da fixação de cartazes e frases sobre o tema por toda a escola. Tal ação contribuiu para o início de uma reflexão coletiva. Através do envio de bilhetes, as agendas se consolidaram como um grande instrumento de comunicação entre as famílias e a escola. A criação de duas revistas intituladas Relações Étnico-Raciais permitiu um diálogo institucional entre essas duas instâncias. A primeira revista foi dirigida às famílias, restringindo-se ao grupo menor, correspondente a uma turma. A segunda revista foi direcionada às educadoras, gestão e demais profissionais. Ao longo das páginas, cada participante teve a liberdade de registrar suas impressões sobre o tema da forma que os tocasse. A culminância do plano de ação se deu através do 1º Seminário Sobre Educação e Relações Étnico-Raciais na Infância, ocorrido no dia 28 de outubro de 2011, tendo como participantes as famílias, os funcionários e convidados.
Subject: Educação
Relações etnicas
Educação pre-escolar
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8EVJ
Issue Date: 7-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_final_2_12_07_2012.pdf2.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.