Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8EVJ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ressignificando as Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil: proposta de diálogo entre família e escola
Autor(es): Claudia Elizabete dos Santos Augusto
primer Tutor: Elania de Oliveira
Resumen: A proposta deste plano de ação foi discutir as Relações Étnico-Raciais no espaço da educação infantil, na tentativa de contribuir para o rompimento dos rótulos negativos forjados sobre negros e índios ao longo da nossa história. A orientação dos profissionais da escola e das famílias dos alunos foi um dos nossos objetivos. Os primeiros contatos com os colegas e famílias se deram a partir da fixação de cartazes e frases sobre o tema por toda a escola. Tal ação contribuiu para o início de uma reflexão coletiva. Através do envio de bilhetes, as agendas se consolidaram como um grande instrumento de comunicação entre as famílias e a escola. A criação de duas revistas intituladas Relações Étnico-Raciais permitiu um diálogo institucional entre essas duas instâncias. A primeira revista foi dirigida às famílias, restringindo-se ao grupo menor, correspondente a uma turma. A segunda revista foi direcionada às educadoras, gestão e demais profissionais. Ao longo das páginas, cada participante teve a liberdade de registrar suas impressões sobre o tema da forma que os tocasse. A culminância do plano de ação se deu através do 1º Seminário Sobre Educação e Relações Étnico-Raciais na Infância, ocorrido no dia 28 de outubro de 2011, tendo como participantes as famílias, os funcionários e convidados.
Asunto: Educação
Relações etnicas
Educação pre-escolar
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8EVJ
Fecha del documento: 7-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_final_2_12_07_2012.pdf2.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.