Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8FFS
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Do enraizamento da ideologia racista à construção de representações positivas sobre o negro
Autor(es): Danielle de Assis Caetano
Primeiro Orientador: Elania de Oliveira
Resumo: No cotidiano das escolas, frequentemente podemos perceber diferentes atitudes, gestos e comportamentos que demonstram o preconceito e o racismo praticado contra os negros. Essas posturas são percebidas através das brincadeiras, dos apelidos e xingamentos lançados em relação ao sujeito negro. De uma maneira muito geral, as referências que se fazem em relação ao negro sugerem sua incapacidade, passividade, feiura, sujeira, o que acaba colaborandopara a construção de uma identidade negativa e para a reprodução de uma ideologia racista. Desse modo, tentando deslocar ou desconstruir essa imagem negativa cheia de estereótipos sempre atribuída aos negros, foi realizado junto com as crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Hugo Werneck, um trabalho sobre a identidade individual e coletiva, tentando apontar a contribuição eimportância dos negros e africanos para a sociedade brasileira.Ao realizar esse trabalho buscou-se oferecer ás crianças a possibilidade de conhecer a África como um continente imenso, diverso e apresentar a história de luta e resistência dos negros no Brasil de forma a construir referências positivas sobre os negros e a produzir como efeito a valorização da identidade negra. A tarefa não é nada fácil. Contudo, a realização desse trabalho deu a largada para que mudanças e transformações comecem a se processar no interior da escola. É evidente que a educação das relações étnico-raciais deve ser sistemática e pautar todas as práticas e ações na escola, mas, com disposição e conhecimento é possível contribuir para a desconstrução da ideologia racista e promover a afirmação da identidade negra na escola.
Assunto: Educação
Negros  Identidade racial
Relações etnicas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8FFS
Data do documento: 14-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
acpp_vers_o_final_dani_14_de_julho.pdf26.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.