Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8FFS
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elania de Oliveirapt_BR
dc.creatorDanielle de Assis Caetanopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T19:02:33Z-
dc.date.available2019-08-09T19:02:33Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8FFS-
dc.description.resumoNo cotidiano das escolas, frequentemente podemos perceber diferentes atitudes, gestos e comportamentos que demonstram o preconceito e o racismo praticado contra os negros. Essas posturas são percebidas através das brincadeiras, dos apelidos e xingamentos lançados em relação ao sujeito negro. De uma maneira muito geral, as referências que se fazem em relação ao negro sugerem sua incapacidade, passividade, feiura, sujeira, o que acaba colaborandopara a construção de uma identidade negativa e para a reprodução de uma ideologia racista. Desse modo, tentando deslocar ou desconstruir essa imagem negativa cheia de estereótipos sempre atribuída aos negros, foi realizado junto com as crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Hugo Werneck, um trabalho sobre a identidade individual e coletiva, tentando apontar a contribuição eimportância dos negros e africanos para a sociedade brasileira.Ao realizar esse trabalho buscou-se oferecer ás crianças a possibilidade de conhecer a África como um continente imenso, diverso e apresentar a história de luta e resistência dos negros no Brasil de forma a construir referências positivas sobre os negros e a produzir como efeito a valorização da identidade negra. A tarefa não é nada fácil. Contudo, a realização desse trabalho deu a largada para que mudanças e transformações comecem a se processar no interior da escola. É evidente que a educação das relações étnico-raciais deve ser sistemática e pautar todas as práticas e ações na escola, mas, com disposição e conhecimento é possível contribuir para a desconstrução da ideologia racista e promover a afirmação da identidade negra na escola.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade Negrapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectRelações Étnico-Raciaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherNegros  Identidade racialpt_BR
dc.subject.otherRelações etnicaspt_BR
dc.titleDo enraizamento da ideologia racista à construção de representações positivas sobre o negropt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
acpp_vers_o_final_dani_14_de_julho.pdf26.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.