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http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8LZR
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Sim. Princesas negras existem! |
Autor(es): | Edilene Perpétua Socorro Paulo |
Primeiro Orientador: | José Eustáquio de Brito |
Primeiro membro da banca : | Geise Pinheiro Pinto |
Resumo: | O presente trabalho consiste na sistematização e efetivação de um Plano de Ação Pedagógica voltado para abordar a temática étnico- racial com crianças de 5 e 6 anos em uma UMEI - Unidade Municipal de Educação Infantil - de Belo Horizonte. Foi elaborado partindo da análise reflexiva da minha trajetória pessoal (mulher, negra) e formação profissional (pedagoga, professora/educadora da educação infantil), problematizando com as referencias conceituais e conhecimentos adquiridos ao longo do curso de especialização do LASEB. Este projeto teve como objetivo dialogar com crianças pequenas sobre como se vêem e como vêem o outro em suas diferenças. Na busca de ressignificação da imagem e personificação de princesas negras/africanas, foram utilizados contos africanos como instrumentos de intervenção e desta forma auxiliar crianças a desenvolver símbolos próprios de auto reconhecimento, valorizando sua cultura, seu corpo, seu jeito de ser, contribuindo na construção de uma imagem positiva de si mesmo e do outro. |
Assunto: | Negros Identidade racial Educação pre-escolar |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8LZR |
Data do documento: | 7-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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