Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P9Q38
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Identidade racial no Ensino Fundamental |
Autor(es): | Elvira de Fátima Geraldo |
primer Tutor: | José Eustáquio de Brito |
Resumen: | O presente trabalho foi realizado na Escola Municipal Dora Tomich Laender, que integra a rede de ensino da cidade de Belo Horizonte. Tem como objetivo verificar como a escola contribui no processo de construção da identidade racial nas crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para desenvolver esta pesquisaintervençãode cunho qualitativo, foram lidos autores como Freire (1987), Munanga(2005), Gomes (2005), entre outros. Constatamos que o ambiente escolar está repleto de práticas racistas e, neste contexto, podemos afirmar que o contexto escolar não promove a construção da identidade racial da criança negra devido à falta de conhecimento e interesse com relação a Lei 10639/03. O plano de ação aplicado na escola foi desenvolvido nos meses de outubro e novembro de 2011, pormeio de exibição de filme e atividades reflexivas sobre o continente africano e suas influências em nossa cultura. |
Asunto: | Educação Negros Identidade racial |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P9Q38 |
Fecha del documento: | 7-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
identidade_racial_no_ensino_fundamental.pdf | 6.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.