Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P9Q38
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Identidade racial no Ensino Fundamental
Autor(es): Elvira de Fátima Geraldo
Primeiro Orientador: José Eustáquio de Brito
Resumo: O presente trabalho foi realizado na Escola Municipal Dora Tomich Laender, que integra a rede de ensino da cidade de Belo Horizonte. Tem como objetivo verificar como a escola contribui no processo de construção da identidade racial nas crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para desenvolver esta pesquisaintervençãode cunho qualitativo, foram lidos autores como Freire (1987), Munanga(2005), Gomes (2005), entre outros. Constatamos que o ambiente escolar está repleto de práticas racistas e, neste contexto, podemos afirmar que o contexto escolar não promove a construção da identidade racial da criança negra devido à falta de conhecimento e interesse com relação a Lei 10639/03. O plano de ação aplicado na escola foi desenvolvido nos meses de outubro e novembro de 2011, pormeio de exibição de filme e atividades reflexivas sobre o continente africano e suas influências em nossa cultura.
Assunto: Educação
Negros  Identidade racial
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P9Q38
Data do documento: 7-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
identidade_racial_no_ensino_fundamental.pdf6.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.