Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAP8M
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Um novo olhar sobre o ensino de perímetro e área
Autor(es): Ana Maria da Silva Rezende
Primeiro Orientador: Wagner Ahmad Auarek
Primeiro membro da banca : Tania Aretuza Ambrizi Gebara
Resumo: Esse trabalho, propõe uma reflexão sobre como o conceito de área e perímetro vêm sendo ensinado no Ensino Fundamental. Para tanto, explicita e analisa as possibilidades de uma abordagem diferenciada para o ensino desses conceitos quando relacionados às figuras geométricas planas. A proposta vai no sentido de evitar a memorização de fórmulas, privilegiando a construção do conhecimento via experimentação e pesquisa por parte dos alunos. Para esse intento foi proposto, elaborado e aplicado uma sequência didática que levasse o aluno, através do uso da composição e recomposição de figuras poligonais planas, ao entendimento do conceito de área e perímetros e, consequentemente, ao desenvolvimento e sistematização das fórmulas/modelos algébricos desses conceitos. Essa sequência de atividades procurou, assim, aproximar, de maneira mais significativa e motivadora, os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental da Escola Fortunata de Freitas Junqueira, da rede Municipal de ensino da cidade de Congonhas/MG, do conceito de área e perímetro e a relação entre esses dois conceito. O tema foi escolhido a partir de situações observadas em minha prática de sala de aula, em que pude constatar que a geometria era, quase sempre, trabalhada desprovida de significado real para o aluno e enfatizando a utilização do algoritmo ou modelos algébricos, sem maior preocupação com os processos que envolvem o pensamento geométrico e as experiências cotidianas dos alunos. Portanto, o presente trabalho irá descrever e analisar a proposta de um novo olhar sobre o ensino de perímetro e área.
Assunto: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Geometria  Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAP8M
Data do documento: 28-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
um_novo_olhar_sobre_o_ensino_de_per_metro_e__rea.pdf2.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.