Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAP8M
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Wagner Ahmad Auarekpt_BR
dc.contributor.referee1Tania Aretuza Ambrizi Gebarapt_BR
dc.creatorAna Maria da Silva Rezendept_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T14:20:10Z-
dc.date.available2019-08-12T14:20:10Z-
dc.date.issued2012-07-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAP8M-
dc.description.resumoEsse trabalho, propõe uma reflexão sobre como o conceito de área e perímetro vêm sendo ensinado no Ensino Fundamental. Para tanto, explicita e analisa as possibilidades de uma abordagem diferenciada para o ensino desses conceitos quando relacionados às figuras geométricas planas. A proposta vai no sentido de evitar a memorização de fórmulas, privilegiando a construção do conhecimento via experimentação e pesquisa por parte dos alunos. Para esse intento foi proposto, elaborado e aplicado uma sequência didática que levasse o aluno, através do uso da composição e recomposição de figuras poligonais planas, ao entendimento do conceito de área e perímetros e, consequentemente, ao desenvolvimento e sistematização das fórmulas/modelos algébricos desses conceitos. Essa sequência de atividades procurou, assim, aproximar, de maneira mais significativa e motivadora, os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental da Escola Fortunata de Freitas Junqueira, da rede Municipal de ensino da cidade de Congonhas/MG, do conceito de área e perímetro e a relação entre esses dois conceito. O tema foi escolhido a partir de situações observadas em minha prática de sala de aula, em que pude constatar que a geometria era, quase sempre, trabalhada desprovida de significado real para o aluno e enfatizando a utilização do algoritmo ou modelos algébricos, sem maior preocupação com os processos que envolvem o pensamento geométrico e as experiências cotidianas dos alunos. Portanto, o presente trabalho irá descrever e analisar a proposta de um novo olhar sobre o ensino de perímetro e área.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRecomposição de Figuras Geométricaspt_BR
dc.subjectGeometria Composiçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatematica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherGeometria  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleUm novo olhar sobre o ensino de perímetro e áreapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
um_novo_olhar_sobre_o_ensino_de_per_metro_e__rea.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.