Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPNY
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática
Autor(es): Fabricia Lucia Costa Ferreira da Silva
Primeiro Orientador: Wagner Ahmad Auarek
Primeiro membro da banca : Tania Aretuza Ambrizi Gebara
Resumo: A estatística é uma área do saber com grande importância, por ser um conhecimento que tem ligações com várias conhecimentos, bem como vários ramos da matemática. Além de a estatística manter diálogo com várias áreas do conhecimento acadêmico, também está presente no dia a dia das pessoas. Essa presença pode ser percebida nas informações vinculadas em jornais, revistas, como resultado de pesquisas, etc. Assim acredito ser importante que os alunos aprendam a lidar com aleitura, interpretação e construção de gráficos.. Diante dessa postura em relação à estatística e com o intuito de colaborar com o ensino damesma na escola básica apresento nesse trabalho o desenvolvimento de um projeto de intervenção em estatística com ênfase na interpretação e análise de gráficos com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental que participam do grupo de reforço em matemática da Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva da cidade de Congonhas. Neste projeto, os alunos analisaram as informações trazidas em gráficos prontos, apresentadas em livros didáticos e,posteriormente, desenvolveram uma pesquisa de opinião versando sobre o tema Redes Sociais. O objetivo dessa atividade foi oferecer a oportunidade dos alunos recolherem dados e informações, fazer uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação dessas informações, e utilizar da linguagem e de ferramentas matemáticas para comunicar as informações coletadas.
Assunto: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Estatistica  Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPNY
Data do documento: 28-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tratamento_da_informa__o.pdf880.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.