Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPNY
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática |
Autor(es): | Fabricia Lucia Costa Ferreira da Silva |
Primeiro Orientador: | Wagner Ahmad Auarek |
Primeiro membro da banca : | Tania Aretuza Ambrizi Gebara |
Resumo: | A estatística é uma área do saber com grande importância, por ser um conhecimento que tem ligações com várias conhecimentos, bem como vários ramos da matemática. Além de a estatística manter diálogo com várias áreas do conhecimento acadêmico, também está presente no dia a dia das pessoas. Essa presença pode ser percebida nas informações vinculadas em jornais, revistas, como resultado de pesquisas, etc. Assim acredito ser importante que os alunos aprendam a lidar com aleitura, interpretação e construção de gráficos.. Diante dessa postura em relação à estatística e com o intuito de colaborar com o ensino damesma na escola básica apresento nesse trabalho o desenvolvimento de um projeto de intervenção em estatística com ênfase na interpretação e análise de gráficos com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental que participam do grupo de reforço em matemática da Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva da cidade de Congonhas. Neste projeto, os alunos analisaram as informações trazidas em gráficos prontos, apresentadas em livros didáticos e,posteriormente, desenvolveram uma pesquisa de opinião versando sobre o tema Redes Sociais. O objetivo dessa atividade foi oferecer a oportunidade dos alunos recolherem dados e informações, fazer uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação dessas informações, e utilizar da linguagem e de ferramentas matemáticas para comunicar as informações coletadas. |
Assunto: | Educação Matematica Estudo e ensino Estatistica Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPNY |
Data do documento: | 28-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tratamento_da_informa__o.pdf | 880.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.