Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPNY
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Wagner Ahmad Auarekpt_BR
dc.contributor.referee1Tania Aretuza Ambrizi Gebarapt_BR
dc.creatorFabricia Lucia Costa Ferreira da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T23:03:45Z-
dc.date.available2019-08-11T23:03:45Z-
dc.date.issued2012-07-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPNY-
dc.description.resumoA estatística é uma área do saber com grande importância, por ser um conhecimento que tem ligações com várias conhecimentos, bem como vários ramos da matemática. Além de a estatística manter diálogo com várias áreas do conhecimento acadêmico, também está presente no dia a dia das pessoas. Essa presença pode ser percebida nas informações vinculadas em jornais, revistas, como resultado de pesquisas, etc. Assim acredito ser importante que os alunos aprendam a lidar com aleitura, interpretação e construção de gráficos.. Diante dessa postura em relação à estatística e com o intuito de colaborar com o ensino damesma na escola básica apresento nesse trabalho o desenvolvimento de um projeto de intervenção em estatística com ênfase na interpretação e análise de gráficos com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental que participam do grupo de reforço em matemática da Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva da cidade de Congonhas. Neste projeto, os alunos analisaram as informações trazidas em gráficos prontos, apresentadas em livros didáticos e,posteriormente, desenvolveram uma pesquisa de opinião versando sobre o tema Redes Sociais. O objetivo dessa atividade foi oferecer a oportunidade dos alunos recolherem dados e informações, fazer uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação dessas informações, e utilizar da linguagem e de ferramentas matemáticas para comunicar as informações coletadas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectTratamento dept_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatematica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEstatistica  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleResolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemáticapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tratamento_da_informa__o.pdf880.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.